Roupas da era Tudor

Roupas do período Tudor, por volta de 1486.

A maioria de nós já assistiu a série “The Tudors”, que retrata o reinado de Henrique VIII e de sua juventude até a sua morte.Os trajes mostrados são bonitos, ricos e luxuosos, mas infelizmente isso não têm muito em comum com as roupas reais que existiam na Corte na época. Então, quais eram as roupas usadas pelas pessoas na corte de Henrique VIII?
A maioria das informações sobre as peças do vestuário vem de retratos e descrições. Os respeitados cortesãos usavam roupas sofisticadas e caras, que mostravam seu status social elevado. Um material popular eram as peças tecidas com fios de ouro, que eram muito caras.

Mulheres

Vestido de Catarina Parr

A forma da roupa das mulheres formavam um triângulo: o espartilho preso à cintura, enquanto a saia e o vestido eram “arregalados”. Na cabeça as mulheres usavam capelos, normalmente no estilo inglês ou francês, que vinham com um tecido que cobriam seus cabelos.
As roupas eram constituídas por várias camadas: anáguas, camisa e saia.
As camadas visíveis são o vestido e a camisa.
Independente da condição social, cada mulher usava uma camisa. As das nobres e rainhas eram ricamente bordadas e com as mangas de material de mais alta qualidade.
A saia mesmo desgastada eram a mesma, ela poderia ter uma parte especial do material de apoio para o busto, mas geralmente não usavam. Geralmente tinham uma cor vermelha.
O vestido é a última parte do guarda-roupa de uma mulher. Colocada por último, podem ser ricamente decorado, enfeitado com fios, com materiais da melhor qualidade. Os vestidos das rainhas eram adornados com pedras preciosas, portanto eram mais pesados. Também eram usadas umas mangas mais compridas, colocadas por baixo do vestido.

Capelos

Os capelos eram muito populares. Podiam esconder os cabelos ou não, com os cabelos soltos eram um símbolo de virgindade e castidade, mas no caso de mulheres casadas, que não eram bem vista com cabelos soltos, podiam se usar faixas juntos do capelo.

Ana Bolena, que passou vários anos na França, espalhou a moda dos capelos franceses. Eles eram mais elegantes, simples e leves, enquanto os ingleses eram pesados e escondiam praticamente todo o cabelo. Durante o reinado de Maria Tudor foi usado um capelo que combinavam ambos, franceses e ingleses.
As nobres adornavam seu capelo com jóias, pérolas e outras pedras preciosas.

Versão original do capelo, usado por Lady Margaret Beaufort e Elizabeth de York

Capelo inglês, usado por Margaret Shelton, Elizabeth Cheney e Margaret More

Capelo francês, usado por Maria Tudor, Ana Bolena e Catarina de Aragão

A junção dos capelos, usado por Bess de Hardwick, Maria Tudor e Maria Fitzalan

Homens

Henrique VIII e Eduardo VI – você pode ver como as roupas do jovem rei eram inspiradas na do pai.

O traje masculino era feito para destacar, principalmente, as pernas ( na época Tudor, eram os homens que se gabavam de suas pernas, e não as mulheres). As forma das roupas dava a impressão de um quadrado. Eram feitas de:
Camisetas de gola alta, gibão, justilho ( Tipo de colete muito justo) e um casaco externo.

Durante o reinado de Eduardo VI as roupas não mudaram muito, pois o jovem rei queria se parecer com o seu pai, Henrique VIII. Infelizmente, Eduardo morreu aos 16 anos de idade e quem ocupou o cargo foi Jane Gray, que logo foi destronada por Maria Tudor, filha mais velha de Henrique.

Trajes ricamente bordados não eram só para mulheres. Os homens também adornavam suas roupas com jóias e pedras preciosas. Os mantos poderiam ter símbolos costurados e também eram usados correntes de ouro cravejados com pedras preciosas. Os homens também usavam chapéus elegantes, decorados com uma pena ou pedras.

Moda na era de Elizabeth I

Bumroll

Durante o reinado de Elizabeth I ela mudou a moda. A rainha estava no centro das atenções, e como as tendências eram facilmentes copiadas quando alguém nobre usava algo. Elizabeth usou isso para mostrar seu poder e impressionar as pessoas. Elizabeth usava roupas não somente inglesas, mas italianas, francesas e tailandesas. Ela também usava as roupas para alcançar objetivos políticos: quando estavam tendo negociações para o casamento com o francês duque de Anjou, no retrato de Elizabeth que seria mandado para ele ela posou com um vestido francês.
As roupas usadas agora eram: camisa, saia, espartilho (mais reforçado), farthingale (um tipo de saia mais apertada), bumroll (tecido usado nos quadris para dar uma forma diferente no vestido), parlet (tipo de pano enrolado no espartilho) e o vestido.

 Lettice Knollys  e Elizabeth Tudor

Na época de Elizabeth, como você pode ver, eram usados mais roupas do que nos dias de Henrique VIII, usavam penteados diferentes.
Além disso, ela introduziu uma moda para maquiagem que na época de Henrique VIII não era muito popular – a pele clara, bochechas rosas e lábios vermelhos eram considerados muito mais elegantes quando se usavam maquiagem, ao contrário da época de Henrique.

As roupas dos homens não mudou muito. As roupas “quadradas” foram substituídas por roupas mais justas, e ao invés do casaco começou a se usar um tipo de jaqueta curta.

Robert Dudley com o traje típico de um cortesão.

Traduzido do artigo 'Stroje w epoce Tudorów' escrito por Sylwia S. Zupanec.
Anúncios

11 comentários sobre “Roupas da era Tudor

  1. Parabéns pelo site!
    Este é um artigo muito interessante, mas não fiquei muito esclarecida acerca da natureza de cada peça -gostava realmente de saber o que é que é um vestido, uma camisa, etc.
    De resto, todo o site está magnifico! Parabéns :D

    • Bom, talvez futuramente eu faça então um post falando só sobre as definições das roupas.

      Obrigada =]

  2. Muito bom o seu blog,
    A dinastia Tudor é uma das épocas mais interessantes da história,
    Ana Bolena merece ser lembrada assim <3

    • Há várias opiniões sobre se as mulheres Tudor usavam espartilhos/corpetes ou se não usavam. É fato que existia algum tipo de material duro que deixava a parte superior do vestido endurecida. A grande variedade dos corpetes só começaram no final do século 16 e no início do século 17.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s