Ana Bolena: a rival de Vênus?

Nascimento de Vênus

Certamente podemos dizer que Ana Bolena não era considerada bonita em seu tempo. A beleza típica da corte Tudor era cabelos loiros, pele clara e olhos azuis. Ana tinha tez escura, cabelos escuros e encantadores “olhos negros”. Ela certamente não era uma típica “rosa inglesa”, mas ela era diferente e interessante. Em seu livro “As Seis Esposas de Henrique VIII” Alison Weir afirma que até mesmo Francisco I a admirava e escreveu:

Venus était blonde, on m’a dit:
 L’on voit bien, qu’elle est brunette. 

“Disseram-me que Vênus era loura, mas bem se vê que ela é morena”. Essa citação é muito curiosa, pois não há nenhuma informação de que Francisco I realmente disse isso à Ana. Em seu livro Alison Weir não cita referências, de modo que é realmente difícil chegar à fontes primárias. Josephine Wilkinson escreveu em seu livro ‘Anne Boleyn: a young Queen to be’ que

“Em matéria de vestidos e gostos foi dito que eles foram copiados por outras senhoras, entretanto, têm-se a certeza de que nenhuma ficava tão bem quanto Ana, que foi descrita como a rival de Vênus”.

Infelizmente Josephine Wilkinson também não cita referências. No livro ‘The Life and Death of Cardinal Wolsey’ de George Cavendish têm-se: “Assim o cardeal passou a sua vida dia a dia, ano a ano, em riqueza tão grande, alegria, e triunfo e glória, tendo sempre ao seu lado o favor especial do rei, até da fortuna, da qual o favor de nenhum nome é assegurado, começou a se indignar com uma prosperidade. Pensou-se que ela (Ana) iria dar um jeito de diminuir seu status, de que ela iria aquirir Venus, a deusa insaciável, para ser seu instrumento.

Durante a coroação de Ana Bolena apareceu uma figura de Vênus:

“A criança então anunciou que havia outra recompensa preparada para Ana, a coroa imperial, e saudando a rainha com uma demonstração da providência divina a canção de despedida de Ana foi celebrada com a estrofe:

A bola de ouro
Cara mas pequena
Vênus deve ter
A deusa justa
Porque fora
Muito pequena e desnua
Para a sua boa vontade
 E dignidade”

Francisco INa citação de Francisco I sobre Vênus ele diz que . Embora a cor do cabelo de Ana Bolena seja uma questão de disputa, seu admirador, Sir Thomas Wyatt escreveu em um de seus sonetos “morena”. Em seu livro, ‘She Wolves: The Notorious Queens of England’ Elizabeth Norton escreve:

“Esta morena é obviamente Ana Bolena e a linha final do poema de Wyatt se refere à “aquela que sacudiu nosso país”. Não há duvidas de que ele se refere à Ana.

Talvez Francisco tinha se referido À ana Bolena quando falou “morena”, mas não há nenhuma evidência para apoiar essa teoria. Talvez ele estivesse se referindo a alguma outra senhora que estivesse apaixonado, ou qualquer outra de suas muitas amantes. Outra possibilidade é que Francisco estava se referindo a uma garota que interpretou Vênus numa peça em 1520:

“Então, em 1520, veio a entrada da rainha Claude em Cognac, com Ana Bolena quase certamente como dama de companhia. Claude foi recebida por Mercúrio, que declarou que os deuses haviam descido para cumprimentá-la, e na sua primeira cavalgada encontrou Diana e suas ninfas, em seguida Apolo, antes de ser preso pelas chamas da forja de Vulcan. Em seguida chegou Vênus, seguida por Saturno, Júpiter e Marte. Na ponte do rio da cidade Netuno apareceu, escoltado por golfinhos, e quando anoiteceu, Pluto, Cerberus, Charon e as Fúrias.

Traduzido do artigo 'Anne Boleyn : the Rival of Venus?', escrito por Sylwia S. Zupanec.
Anúncios

2 comentários sobre “Ana Bolena: a rival de Vênus?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s