Os animais de estimação de Ana Bolena

Ana tinha um cachorro favorito, chamado Purkoy. Ela ganhou-o como um presente de Lady Honor Lisle, esposa do governador de Calais e tornou-se muito afeiçoada ao animal. Infelizmente, Purkoy sofreu um acidente: ele pulou da janela e morreu. Uma das damas de companhia de Ana (presumivelmente sua amiga), Margaery Horsman, escreveu a Lady Lisle:

‘Sua Graça, A Rainha, estava muito afeiçoada a um cão bonito, e Sua Graça estava tão encantada com Purkoy que depois de ele morrer de uma queda ninguém atrevia a dizer-lhe, até que Sua Alteza, estivesse disponível para fazê-lo’.

Ana era tão apegada a seu cão que ninguém se atreveu a dizer-lhe sobre o acidente, somente o Rei. Seria possível que o cão foi morto intencionalmente? Com certeza. A maioria dos palácios reais tinha janelas altas e é muito improvável que um cão pequeno conseguisse pular do chão pela janela. Em seu livro ‘Anne Boleyn: A New Life of England’s Tragic Queen’, Joanna Denny escreve que a morte de Purkoy pode não ter sido um acidente:

‘Pode ser isso não foi um acidente, mas sim um alerta para a Rainha, como mostrado nas descrições que Chapuys fez “que o Rei e da Rainha ficaram tão chocados quanto ‘cachorros caindo da janela’. Tal incidente poderia facilmente trazer um aborto espontâneo, o que talvez tivesse sido a intenção”.

Foi discutido a possibilidade de dar outro cão a Ana, mas a família de Lisle foi informada de que Ana não queria um substituto para Purkoy.   Houve também a proposta de um macaco, mas Ana sempre odiou ‘tais bestas’. Alguns autores têm especulado que Ana não gostava de macacos porque estes eram importados da Espanha, país de origem de Catarina de Aragão. Como não existem provas disso, talvez Ana simplesmente não gostasse deles, independente de sua origem. Vale acentuar que Catarina de Aragão gostava de macacos, pois eram uma lembrança de sua terra natal.

Ana Bolena também tinha outro cão, um galgo chamado Urian.  No ano de 1526, Henrique passou uma lei permitindo apenas que cachorros pequenos fossem admitidos dentro da corte, pois cães e seus dejetos eram um incômodo real – certamente os funcionários da corte limpavam tudo, mas caso alguém pisasse em algo antes de ser limpado… com centenas de cães no palácio, ‘acidentes’ logo se tornavam problemas reais, e os cães menores eram mais fácil de se lidar. Somente nobres eram autorizados a terem cães de grande porte, por isso possuir um galgo ou um cachorro grande era sinal de status.

Ela ganhou-o de William Brereton. O nome, Urian, vem do irmão de William, Urian, que fazia parte da Câmara Privada. Durante um passeio com Ana, o cão teve uma infeliz aventura. O professor Eric Ives escreve:

“Em uma das caças de outono, um dos galgos de Anne saiu do controle, que pertencia a Urian Brereton da câmara Privada, atacando uma vaca miserável.”

Existem, inclusive, contas registrando o reembolso do rei para o dono da vaca. Curiosamente, tanto Norah Lofts como Alison Weir afirmam que Urian era ‘um dos nomes mais obscuros de Satanás’.

Ana Bolena também gostava de aves, e muitas vezes ouvia sua ‘agradável música, mas ela não gostava de dois tipos de aves: pavões e pelicanos’. Henrique VIII havia ganhado essas aves, e elas ficavam nos jardins do Palácio de Greenwich, para o desagrado de Ana.

‘Ana se queixou amargamente com Henrique que os pássaros deveriam sair do jardim porque ela não podia fazer seu repouso matinal por causa dos barulhos dos mesmos’.

Bibliografia:
ZUPANEC, Sylwia S. ‘Zwierzęta Anny Boleyn‘. Acesso em 10 de março de 2012.
BRYAN, Lissa. ‘Anne Boleyn’s Pets‘. Acesso em 17 de novembro de 2013.

Anúncios

2 comentários sobre “Os animais de estimação de Ana Bolena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s