Diário, 20 de Maio de 1535

stou grávida e dentro de mim cresce uma nova esperança, com a pujança de uma semente na Primavera. Perdoa-me Elizabeth, mas ultimamente as minhas orações são destinadas a implorar que o bebê seja um varão, o príncipe que Henrique tanto deseja e o nosso salvador.
Esta esperança, unida a uma grande vontade de resistir, de sobreviver a esta vida que escolhi, a este destino, fez surgir no meu pensamento um plano que, se chegar a bom termo, restabelecerá o meu poder e a minha posição no trono. Tenho de fazer com que o rei volte a apaixonar-se por mim. Tenho de reanimar o corpo gasto e o coração infeliz da jovem ousada e arrogante, cujos olhos brilhantes atraíram Henrique a um labirinto de desejo e lá o conseguiram reter durante seis longos anos. Tenho de fingir que me inspira luxúria o corpo que outrora parecia de ferro e que, agora, não é mais que uma massa disforme coberta de pústulas. Todavia, mais importante que a paixão física, será convencê-lo de que todos os sacrifícios e cuidados por que passou para me possuir não foram em vão. Que todos os ardis e planos, o divórcio e o seu casamento comigo deram bons frutos e não unicamente a morte de amigos, a sua excomunhão e o ódio dos seus súditos. Pensarei um pouco mais sobre este assunto, delinearei os pormenores da intriga, pois não posso falhar.
Niniane, a mulher-bobo, graceja com a minha gravidez. Dir-se-ia que tinha tido filhos seus para estar tão bem informada de todos os movimentos interiores, estranhos desejos, dolorosos prazeres que este estado provoca. Uma noite em que eu e ela estávamos sozinhas nos meus aposentos, saltou para o meu leito e enrolando-se numa bola, transformou-se no bebé dentro do meu ventre, soltando vagidos, dando pontapés exigindo mimo que lhe desse maçãs, doces recém feitos e lhe cantasse canções de embalar.
– Sou o pequeno príncipe! – gritava ele (ou ela por ele). – Sou o príncipe e futuro rei de Inglaterra e estou cansado da escuridão. Trazei-me luz! E doces! E jóias, e ouro, pois sou filho de meu pai e desejo, acima de tudo, ser rico!
Mestre Holbein desenhou o meu retrato, sem que lho solicitassem. Embora ninguém me dissesse, percebi que não me tinha favorecido absolutamente nada, antes pelo contrário: o rosto inchado pela gravidez, o cabelo dentro de uma touca. Apenas Niniane ao vê-lo exclamou:
– Quem é esta porca parideira, com tantos queixos? Decerto não se trata de Sua Majestade, que é dona de um pescoço de cisne!
Quando afirmei que, de fato, era eu, agarrou no ofensivo desenho e dançou em volta do aposento entoando uma estranha melodia em que exigia que Holbein fosse punido por aquela traição: deveriam pendurá-lo pelos polegares em Tyburn, completamente nu e enfiarem-lhe o ofensivo retrato pelo traseiro acima. Oh, como me faz rir. Por outro lado, à sua maneira desequilibrada, procura em mim amizade, pois diz a verdade com o seu humor atrevido, rara qualidade, que muito poucos querem partilhar comigo.
Todas as perguntas que faço a Niniane acerca da sua vida passada ficam sem resposta, pois rodeia-as e diz piadas, mantendo intacto o mistério da sua história. Muitas vezes me interrogo acerca desta estranha e invulgar mulher, que mostra também grande inteligência e laivos de bondade. Como chegou a esta vida? Quem será a sua família? A sua classe? Talvez um dia me diga.

Afetuosamente,
Ana

Um comentário sobre “Diário, 20 de Maio de 1535

  1. Por essa ocasião, Ana já não se encontrava tão segura da sua escolha e, sem o saber, seguia por um caminho sem volta. Lamentável! Mal sabia ela, que seus sonhos não se realizariam e, que no mesmo mês e dia de maio do ano seguinte, não mais haveriam esperanças e sonhos a serem compartilhados. E Niniane, é um personagem fictício? Nada se soube sobre ela, após a execução da rainha Ana.

Deixe um comentário

