Assinaturas reais e o que elas revelam sobre as pessoas

A grafologia, o estudo da caligrafia das pessoas, lhe diz as alterações nas assinaturas ao longo do tempo. Claro que têm que se ter em mente que não temos o luxo de ver como as assinaturas dos Tudors mudaram ao longo do tempo, porque muitas vezes suas assinaturas eram recriadas em selos para serem colocados em documentos oficiais e reutilizados várias vezes. No caso de Henrique VIII, em 1545 um selo seco começou a ser utilizado para recriar a sua assinatura em documentos reais, e este selo deixava uma marca que poderia então ser assinada por membros da Casa Real. Para evitar falsificações, apenas três pessoas tinham este selo. Desse modo, não se sabe como era assinatura de Henrique após 1545.
Embora muitas dessas assinaturas sejam difíceis de analisar no contexto moderno, eu acho que é interessante compará-los.

  • Henrique VIII

Assinatura de Henrique VIII

Perceba que a espessura da assinatura dele é grossa em alguns lugares e finos em outros. Agora você poderia dizer que isso é causado pelo utensílio usado para se escrever, mas na verdade não era assim. É a paixão do escritor que determina a grandeza da linha, e mesmo a escolha da pena podia indicar desejos pessoais. A variação na espessura da escrita sugere graus variados de pressão. Sempre que a escrita varia de pressão, isso sugere uma natureza mais volátil. Você pode ver que a pressão também varia nas cartas de amores que Henrique escreveu para Ana Bolena.

Inclinações na escrita.

Uma pessoa que escreve com pressões variadas suplente sua necessidade se assumir riscos. Henrique, obviamente, tinha uma personalidade muito inconstante. Ele arriscaria tudo pelo amor/luxúria que sentia pela sua futura segunda esposa, Ana Bolena, e mais tarde, ele quis a calma e segurança de Jane Seymour, sua segunda mulher.

Outro indício que aponta a natureza errática de Henrique são as inclinações diferentes na sua letra. Nas cartas, podemos ver as inclinações para trás do “d” e ainda outras dramaticamente inclinadas para frente. Pessoas com diferentes inclinações são muitas vezes animadas e têm muitos interesses.

Carta que Henrique VIII escreveu para Ana Bolena.

Você também pode notar que Henrique escrevia com linhas um pouco tortas. Pessoas desse tipo gostam muito de desafios e ficam esgotados com facilidade. Eles não são planejadores, e esperam para ver o que o amanhã trará.
A assinatura de Henrique também é o melhor exemplo de uma assinatura ilegível para os padrões Tudor.

Na verdade, todos os outros exemplos aqui são muito arrumados em comparação com a assinatura de Henrique. Uma pessoa com uma assinatura ilegível mantém sua personalidade pública muito separado de sua personalidade privada. Essas pessoas são muitas vezes enigmáticas e até mesmo seus amigos íntimos raramente os conhece bem.

  • Ana Bolena

Assinatura de Ana Bolena

Uma das primeiras coisas que distinguem a assinatura de Ana é a sua forte pressão. Esta é uma assinatura encorpada cheia de paixão e sensualidade. As pessoas que escrevem com uma pressão forte também são fortes, dinâmicas e possuem uma enorme determinação. Ninguém pode argumentar que Ana não foi determinada na sua missão para com o rei.

Você também pode perceber que Ana decidiu escrever seu nome junto com “a rainha”, ao invés de abreviar. Muitas pessoas hoje optam por abreviar seus nomes com as iniciais. As pessoas que optam por escrever cada parte do seu nome procuram ser o centro das atenções. Elas estão sempre dispostas a aceitar um novo desafio.

Outra característica distinta da escrita de Ana é o espaçamento entre a assinatura dela e a carta em si.Na análise de caligrafia, a zona superior representa o intelecto. A zona do meio representa a interação social ou inteligência emocional. A zona inferior é, literalmente, o apetite sexual. O espaçamento superior de Ana é bem grande, sugerindo uma personalidade extremamente inteligente, mas suas letras são próximas na parte superior, o que indica uma certa falta de tolerância. Com esse tipo de pessoa, ou as coisas do jeito deles ou não são.

Carta de Ana Bolena.

Perceba também que a escrita de Ana ocupa pouco espaço na zona mais baixa em contraste com a escrita de Henrique e, certamente, a sua assinatura mergulha na zona inferior. Pessoas assim têm impulsos sexuais fortes, além de um forte impulso para alcançar seus objetivos, seja qual for o meio. Essas pessoas são freqüentemente inquietas e têm personalidade que mudam constantemente.

Sublinhar a assinatura é outra marca comum. Eles são como uma forma de adicionar força extra à assinatura e também simbolizam a necessidade de reconhecimento, além de ser um sinal de pensamento independente. Obviamente, Ana precisava do povo para reconhecê-la como rainha. O mesmo se aplica em sua filha Elizabeth, embora Ana sublinhava em uma direção, enquanto Elizabeth vai e volta com os sublinhados. Esses ‘loops’ nos sublinhados é um sinal de indecisão quando à necessidade de independência. Pode-se ver isso na constante batalha de Elizabeth sobre ela dever ou não se casar.

  • Elizabeth I
eliz

Assinatura de Elizabeth na Torre e quando rainha.

Uma das coisas mais surpreendentes na assinatura de Elizabeth é como ela é enorme em comparação com o resto de sua escrita. Isso indica que a pessoa investe muito na imagem que ela projeta para o resto do mundo.

Quando Elizabeth foi levada para a Torre por ordem de sua meia-irmã Maria, vemos uma assinatura muito diferente e pequena em comparação com a assinatura depois de ela ter virado rainha. A assinatura dela também têm várias guirlandas em cima e em baixo. As guirlandas são um sinal de agrado, mas se há muitos numa assinatura, então isso representa que a pessoa está tentando demais ser aceita.

A caligrafia de Elizabeth também têm uma pequena inclinação. Isto reflete uma pessoa que tem um incrível controle sobre suas emoções. É uma pessoa que toma decisões baseadas na razão e não é influenciado por explosões emocionais. Uma pessoa com caligrafia inclinada muitas vezes pode parecer frio e insensível, quando na verdade eles são indivíduos reservados.

  • Maria, Rainha da Escócia
assinaturas

“Sua boa amiga, Marie R”.

A assinatura de Maria e sua escrita também são muito dominantes na zona intermediária. Pessoas que escrevem assim só pensam no hoje e no agora. Eles podem ter planos grandiosos, mas eles têm pouco sucesso em colocá-los em ação. A letra dela é muito mais inclinada do que a de Elizabeth, o que significa muitas vezes que a pessoa é influenciada pelas emoções e muitas vezes tomam decisões impulsivas. Se você acredita que Maria estava envolvida em todas as tramas e intrigas contra Elizabeth, isso pode encaixar perfeitamente na sua incapacidade de prever o significado de suas ações.

Traduzido do artigo ‘Royal Signatures: What Handwriting reveals about Tudor Kings and Queens‘ escrito por Carlyn Beccia.

Anúncios

7 comentários sobre “Assinaturas reais e o que elas revelam sobre as pessoas

  1. Muito interessante. Sempre quis saber mais sobre essas paradas mas é muito difícil de encontrar. Podiam lançar um artigo sobre a caligrafia da Catarina pra você traduzir também, rs.

    Abraços pra sunsê Sora!

    • Concordo! Ultimamente estão em falta bons artigos, estão sendo lançados mais notícias.

      Abraços pra você também!

  2. Extremamente fascinante…. Como queria botar os olhos na grafia da administradora desse portal! rsrsrsrs

    Parabéns pelo trabalho e pioneirismos.

    Abraços cordiais.

    • Minha letra é um garrancho só; eu misturo letra de ‘forma’ com letra ‘de mão’.
      Obrigada pela visita e comentário,
      Abraços.

  3. Interessantíssimo. Sempre quis saber mais sobre esse assunto e nunca imaginei que houvesse um artigo assim, então foi uma ótima surpresa, ainda mais por se tratar da Dinastia Tudor. O site está de parabéns.

  4. Muito interessante! Sem dúvida, a assinatura de Ana Bolena, demonstra pertencer a uma pessoa de forte personalidade e atitude. Também, gostaria de ver analisada a de Ana de Cleves,Rainha Consorte da Inglaterra por apenas seis meses. Embora, apareça na história como uma das menos importantes figuras dos Tudor, soube livrá-lo de um divórcio e permaneceu quieta, como irmã amada do Rei, até a morte deste. Na minha opinião, uma pessoa que possuía bom senso. Catarina Howard, sua sucessora, talvez levada pelos arroubos da juventude, botou tudo a perder, porém, a análise de sua assinatura seria, também, bem interessante.
    Parabéns pela postagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s