Os outros irmãos Bolena

THOMAS BWLLAYEN THE SONE OF SYR THOMAS BWLLAYEN (Thomas Bolena, o filho de Sir Thomas Bolena)

THOMAS BWLLAYEN THE SONE OF SYR THOMAS BWLLAYEN (Thomas Bolena, o filho de Sir Thomas Bolena)

Em praticamente todos os livros, foi escrito que apenas três dos filhos de Elizabeth e Thomas Bolena tinham sobrevivido – Maria, Ana e George Bolena. Pelas palavras do próprio Thomas Bolena, que escreveu em uma carta a Cromwell após a morte de Ana e George, sabemos que seus primeiros anos de casamento tinham sido financeiramente difíceis, pois ele reclamou:

“Quando eu me casei tinha apenas £50 por ano para viver e, até o dia em que meu pai morreu, minha esposa me trazia uma criança a cada ano”.

Embora a data exatada do casamento de Thomas e Elizabeth sejam desconhecidas, a maioria dos historiadores concorda que aconteceu em torno de 1498-1499, enquanto o pai de Thomas morreu em 1505. Joanna Denny, em sua biografia de Ana Bolena, diz que:

“Como eles casaram em 1498 ou 1499 é provável que até a data da morte do pai de Thomas, Elizabeth teve cerca de cinco ou seis filhos, dos quais apenas três sobreviveram: Maria, Ana e George.”

Outros escritores, como Eric Ives, David Starkey, Elizabeth Norton e Josephine Wilkinson também afirmaram em seus livros que apenas três dos filhos de Thomas e Elizabeth sobreviveram até a maturidade.

Alison Weir, entretanto, escreve que “Quatro dos filhos sobreviveram até a infância”, e que o “herdeiro de Thomas Bolena sobreviveu até 1520”.De acordo com Weir, o nome da criança também seria Thomas Bolena e está “enterrado na Igreja de Penshurst, em Kent, com uma cruz e a data de 1520 marcando seu túmulo*”. Weir também acredita que ele tenha sido o filho mais velho e que ainda estava vivo quando George nasceu em 1502-1503, e é provável que tenha morrido jovem . Logo se concluiu que ele tinha cerca de 18 anos quando morreu. Então, por que ele nunca foi mencionado, já que era o filho mais velho e herdeiro de Thomas Bolena?

Há também outras crianças que não sobreviveram a infância, embora só se sabe o nome de um: Henrique Bolena. Ele está enterrado perto do túmulo de seu pai na igreja de Hever, um pequeno pedaço de bronze marca sua sepultura.

Curiosamente, ambos os meninos têm em seu túmulo a inscrição que morreram em 1520. As crianças provavelmente não morreram no mesmo ano, o que faz pensar que as cruzes de bronze tenham sido colocadas no seu túmulo posteriormente, quando a família tinha os meios para marcarem seus túmulos de forma apropriada. Em tempos em que a mortalidade infantil era alta, isso não teria sido incomum.

*Conforme se vê na imagem, não há nenhuma data na cruz. A data de 1520 está marcada em um guia dentro da igreja.

Traduzido do artigo 'The Other Boleyn Boy… Did a fourth Boleyn sibling survive to maturity?' escrito por Natalie Grueninger.
Anúncios

3 comentários sobre “Os outros irmãos Bolena

  1. Não entendi uma coisa: Sir Thomas Bolena morreu em 1505? Na série The Tudors o pai de Ana estava presente o tempo todo… entendi algo errado?

    • Por favor, NUNCA deixe-se guiar por uma série.

      Quem morreu foi o pai de Thomas Bolena, ou seja, o avô de Ana Bolena e os outros irmãos Bolenas.

      • ok! Eu nunca havia nem lido que o pai dela morrera naquele ano. Depois de enviar a pergunta pesquisei a família Bolena e notei que o artigo referia-se ao avô! Mas obrigada pela atenção, mesmo assim. Adoro este blog e sou muito interessada pela história de Ana e sua época.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s