Estudo mostra que o verão era a época mais perigosa para os Tudors

Acidentes fatais eram muito mais propensos a acontecer durante a alta temporada agrícola, um estudo de relatórios legistas do século 16 revelou.

Acidentes com carroças, técnicas de colheitas perigosas, acidentes com cavalos e moinhos de vento estavam entre os maiores perigos enfrentados pelo trabalhador agrícola Tudor.

O historiador Steven Gunn vem estudando 9.000 infelizes relatos Tudor. Ele descobriu que entre 1558 e 1560, quase três quartos dos acidentes fatais aconteciam durante os meses de verão. As atividades em torno de moinhos e carroças sobrecarregadas também alegavam uma colheita de vítimas infelizes esmagadas, espremidas ou achatadas. Também houve casos de pessoas que morriam sufocadas quando fenos pegavam fogo.

No verão, a vida não era particularmente fácil. O aumento na atividade agrícola significava maiores probabilidades de serem atropelados ou feridos por animais, incluindo ovinos e suínos – o que era ainda mais arriscado quando envolvia trabalho infantil.

O equivalente a acidentes de trânsito atuais ocorriam com os cavalos – pessoas caindo, sendo arrastadas, pisadas ou chutadas. Os cavalos eram responsáveis por mais de nove em cada dez acidentes fatais com animais.

A vida de pessoas que moravam perto da floresta também era arriscado por causa das alturas, como a queda de árvores na coleta de frutas. Manuais sobre os riscos de subir em árvores para destruir ninho de corvos eram populares.

A técnica para recolher lenha também deixava a desejar. Mais de um em casa dez acidentes fatais envolvia o corte ou transferência da madeira. “Homens em Bedfordshire, Cumberland, Hampshire, Somerset, Westmorland e Yorkshire foram em sua maioria atingidos pelas lascas enquanto cortavam”, disse Gunn.

O projeto, financiado pelo Economic and Social Research Council, tem examinado relatórios de legistas no Arquivo Nacional.

Fonte: BBC News

Anúncios

Um comentário sobre “Estudo mostra que o verão era a época mais perigosa para os Tudors

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s