A Utopia

“O invencível rei da Inglaterra, Henrique, o oitavo com esse nome, príncipe dum gênio raro e superior, teve, não faz muito tempo,uma querela de certa importância com o sereníssimo Carlos, príncipe de Castela. Eu fui, então, enviado às Flandres, como parlamentar com a missão de tratar e resolver essa questão. Tinha por companheiro e colega, o imcomparável Cuthbert Tunstall, a quem o rei confiara a chancela do arcebispo de Cantuária, com os aplausos de todos. Nada direi, aqui, em seu louvor. Não por temer que se acuse a minha amizade de adulação; porém, a sua doutrina e as suas virtudes estão acima de meus elogios, e sua reputação é tão brilhante que celebrar o seu mérito seria, como diz no provérbio, chover no molhado”

A Utopia

“Thomas Morus (1478 – 1535) nasceu em Londres, Inglaterra. Estuda direito antes de ser eleito para a Câmara dos Comuns inglesa em 1503.
Escreve sua obra máxima 13 anos mais tarde, inspirado na prática política e no profundo conhecimento das ciências humanas. Continua a carreira política e, em 1529, torna-se chanceler, o mais alto cargo do reino, porém entra em conflito com Henrique VIII quando este rompe com o papa e funda a Ingreja Anglicana, para divorciar-se de Catarina de Aragão e casar-se com Ana Bolena. Fiel à Igreja Romana, Thomas Morus demite-se e recusa-se a assistir à coroação de Ana Bolena. É preso, processado e condenado à decapitação. Em 1886 é beatificado pelo papa Leão XIII e, em 1935, caninizado por Pio XI.
A Utopia, de Morus, é uma afastada ilha do continente europeu que acolhe uma sociedade imaginária ideal, inatingível, sem diferenças, que traduz um estado de bem-estar dos seres humanos. Nesta obra, o autor faz uma crítica fundamentada contra os males econômicos e políticos de seu tempo, e faz um apelo à volta a uma sociedade equilibrada e pacífica.”

——————————————————————————————–——————–
Nome do Livro no Brasil: A Utopia
Nome Original: Utopos
Escrito por: Thomas Morus
Publicado no Brasil em: 2011
Editora: Nova Fronteira
N° de Páginas: 153

* Agradecimentos à Renato Drummond pelos dados e imagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s