Carta de Thomas Cromwell a Henrique VIII é descoberta e está a venda


A carta, datada de 8 de novembro de 1539, foi enviada para o diplomata Dr. Nicholas Wootton, que estava em Cleves fazendo os arranjos finais para que seria o mais curto casamento de Henrique VIII. Hans Holbein foi enviado para produzir um retrato da nova noiva do rei, mas ele acabou por ser mais lisonjeio do que preciso e quando o rei finalmente viu Ana, e ele não ficou muito impressionado.

O casamento, que ocorreu em janeiro de 1540, era inevitável por razões diplomáticas, mas a anulação em razão da não-consumação do casamento ocorreu em julho do mesmo ano. Em 28 de julho do ano seguinte, Henrique VIII comemorava seu quinto casamento – com Catarina Howard – enquanto Cromwell foi executado e sua cabeça enfiada numa estaca na Tower Bridge.

Existem cerca de 350 cartas de Cromwell espalhadas pelo mundo em instuições ou arquivos. Essa carta foi vendida em 1880, e parece que Cromweel ditou o texto e assinou com o próprio punho. Ela expressa a impaciência em nome do rei para que o Duque de Cleves ratifique o casamento entre Ana e o rei. Toda a reputação de Cromwell foi manchada pela ligação com este assunto, pois o rei ficou muito irritado quando viu Ana pela primeira vez. Como as cartas de Cromwell raramente ficam a venda, esta é uma boa oportunidade para algum colecionador. O preço inicial é £8.000 (cerca de R$25.308,00)

Fonte: The Telegraph

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s