Encenação do funeral de Catarina Parr em Winchcombe

Para marcar o aniversário de 500 anos do nascimento da última esposa do rei Henrique VIII, Catarina Parr, o seu funeral será encenado no Castelo Sudeley, em Winchcombe. Após se casar com Thomas Seymour, depois da morte do rei, Catarina passou seus últimos dias no Castelo Sudeley junto de sua enteada, futura Elizabeth I.

O seu funeral, em 1548, foi o primeiro enterro protestante real realizado no país, e o primeiro em inglês. Sua encenação será realizada na St Mary’s Church, nas terras do castelo, em 9 de setembro.

O historiador Dr. David Starkey irá fornecer comentários em todos os momentos. “Catarina foi visto no passado como a mais insignificante das esposas de Henrique, a mais incolor”, disse Starkey. “Mas, como nós aprendemos mais sobre ela, essa visão está mudando. Ela era uma rainha com uma missão. Ela pode muito bem ser uma das mais importantes rainhas de Henrique.”

Uma garota chamada Francesca Deverell-Jones, de Spittle Leys, tem uma conexão real com o evento. A garota de 12 anos é uma descendente direta de Lady Jane Grey, que viveu no castelo Sudeley na década de 1540 como dama de companhia de Catarina Parr. Ela interpretará Lady Jane.

Miles Coverdale, que conduziu o evento original, será representado pelo reverendo John Partington.

Fonte: This is Gloucestershire

Anúncios

2 comentários sobre “Encenação do funeral de Catarina Parr em Winchcombe

  1. Como consideravam-na incolor? Catarina foi muito importante, tanto para o país, para os protestantes e para seus enteados.

  2. O fato de a considerarem incolor, está em que foi a única entre as seis esposas, que sobreviveu à morte de Henrique VIII e quando se uniu a ele, embora ligada a Thomas Seymour, já havia passado por dois casamentos. Teve um papel muito importante na reconciliação de Henrique VIII com as duas filhas, Mary e Elizabeth, até então bastardas. É considerada como uma mulher culta e de alto intelecto. Adoraria poder estar presente a esse evento, que marca em 5 de setembro próximo. os 464 anos da morte de uma importante rainha da Inglaterra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s