O Caminho de Eldorado

Destribuí broches com imagens coloridas da rainha. Os caciques admiraram muito a sua pele branca e louvaram a riqueza das jóias raras que a adornavam. Naquele momento, vi que, se quisesse, facilmente teria levado os selvagens à idolatria de Elizabeth I. (…) Desta maneira, no ano de 1595, Sua Majestade tornou-se muito famosa e benquista naquele canto do mundo. Os índios passaram até a chamá-la de ‘Ezrabeta Cassipuna Acareuana’, que se traduz por ‘Elizabeth, grande princesa e comandante supremo’.

Caminho de Eldorado – A descoberta da Guiana por Walter Ralegh em 1595

Em 1595 foi publicado na Inglaterra um relato surpreendente sobre um lugar remoto cujas riquezas não satisfaziam a avidez da corte. Para a rainha Elizabeth I e seus conselheiros, a aventura inóspita do pirata e aventureiro Walter Ralegh não passava de uma jornada autopromocional. Para o público leitor, foram necessárias duas edições no mesmo ano e – absolutamente assombroso naqueles tempos – um milhão de cópias. Era, de fato, mais que admirável a audácia de Ralegh, enfiando-se durante um mês na selva amazônica, apenas com barcas e botes a remo. Poeta, historiador, soldado, pirata, explorador, parlamentar, cortesão, agricultor, preso político, herói nacional e inimigo público, o autor deste relato é uma das figuras mais controvertidas da Renascença inglesa no reinado de Elizabeth I.
E. San Martin refaz, estilisticamente, o trabalho meticuloso e revelador de Ralegh – um homem para o qual a aventura começa no mar e ali não termina. Continua no papel, à disposição dos leitores.
——————————————————————————————–——————–
Nome do Livro: O Caminho de Eldorado
Escrito por: Walter Ralegh, com adaptação e notas de E. San Martin
Publicado no Brasil em: 2002
Editora: Artes e Ofícios
Nº de Páginas: 223

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s