O que aconteceu com Elizabeth Bolena?

Kristin Scott-Thomas como Elizabeth Boleyn.Considerando que Elizabeth Bolena foi a mãe de Ana Bolena e avó de Elizabeth I, surpreendentemente pouco sabemos sobre ela, mas uma cronologia aproximada de sua vida pode ser reunida a partir das narrativas  e documentos de seus contemporâneos e cronistas.

Elizabeth Bolena, Condessa de Wiltshire, nasceu por volta de 1480 com o sobrenome Howard, era filha mais velha de Thomas Howard, Conde de Surrey e Elizabeth Tilney. Elizabeth era descendente do rei Eduardo I. O avô paterno de Elizabeth, o primeiro Duque de Norfolk, morreu lutando por Ricardo III na Batalha de Bosworth Field. Os Howard sobreviveram e cresceram no favor do novo rei Tudor, Henrique VII.

Elizabeth foi enviada à corte logo após se casar com Thomas Bolena. A data do casamento é desconhecida, mas o seu dote foi pago em 1501, sugerindo um casamento feito algum tempo depois de 1498.

Em um carta que Thomas Bolena escreveu a Thomas Cromwell, em 1536, depois que seu mundo virou de cabeça para baixo com a execução de Ana e George, ele afirmou que sua esposa lhe trouxe ‘uma criança por ano’. Sabemos que apenas três dessas crianças sobreviveram até a idade adulta: Maria, Ana e George. Parece provável, então, que uma série de outras crianças, possivelmente quatro, tenham morrido jovem. Alison Weir menciona que outros dois filhos, Thomas Bolena, morreu na infância e foi sepultado na Igreja Penshurst em Kent, e outro filho, Henrique, também morreu na infância e foi sepultado na Igreja Hever.

Elizabeth era dama de companhia de Catarina de Aragão, e participou na cerimônia de coroação dela.

Maria BolenaSeu relacionamento com sua filha, Maria Bolena, era tenso devido ao ‘comportamento desonesto’ dela na corte de Francisco I. Os escândalos envolvendo a vida amorosa de Maria continuaram na corte inglesa e colocou ainda mais pressão sobre o relacionamento com sua família. O historiador Bruce M. L. conta como Thomas e Elizabeth ‘desenvolveram sentimentos de aversão’ para com sua filha Maria. Em 1520, Maria se casou com William Carey, um cavaleiro da Câmara Privada. Se o casamento foi uma forma de esconder o caso que ela teve com o rei ou se era uma tentativa de seus pais de limparem sua reputação, não se sabe. O que é certo é que Maria Bolena tornou-se amante do rei e, mais tarde, após a morte de seu primeiro marido, ela se casou com um plebeu chamado Wiliam Stafford. Isso ela fez sem a permissão de seus pais, e talvez o mais importante, sem a permissão de Ana, e assim ‘agiu de maneira imprópria para sua posição como irmã da Rainha’. Como consequência, o subsídio de Maria foi cortado e ela foi expulsa da corte.

Em contraste com a relação de Elizabeth com Maria, Elizabeth e Ana tiveram um vínculo mais positivo. Sabemos que ela teve um interesse na educação infantil de Ana. Enquanto crescia em Hever Castle, foi ensinado música, canto e dança a Ana – todas as habilidades que a destacariam no futuro. Weir descreve com ‘Sob a orientação de sua mãe, ela se tornou muito hábil em bordado e também aprendeu a apreciar a poesia”.

Henrique VIII, por Joos van Cleve, em 1535.Durante o relacionamento de sua filha com Henrique VIII, um rumor começou a circular na corte alegando que Elizabeth havia sido amante de Henrique anos atrás (o que levou alguns a crer que Ana Bolena poderia ser, realmente, filha de Henrique VIII), mas Eric Ives descartou essa possibilidade concluindo que ela provavelmente foi confundida com Elizabeth Blount, reconhecidamente amante do rei. Importante também notar que ao ser questionado por ter dormido tanto com Maria quanto com Elizabeth Bolena, Henrique VIII respondeu: “Nunca com a mãe”.

Em 1520, Elizabeth foi junto de seu marido, Sir Thomas Bolena, no Campo do Pano de Ouro.

Em 1529, ela acompanhou sua filha Ana e o rei Henrique VIII para inspecionar York Place, pois o rei havia declarado que o lugar seria renomeado Whitehall e renovado como um palácio para Ana Bolena. Elizabeth possivelmente estava muito orgulhosa de sua filha, que agora era rainha em tudo, menos no nome.

Elizabeth estava presente na cerimônia de coroação de sua filha em 1533. Das duas carruagens que estavam na procissão, é possível que Elizabeth estivesse na primeira.

Em 1533, o primeiro filho de Henrique VIII nasceu, e era uma menina chamada Elizabeth. Embora a mãe de Ana se chamasse Elizabeth, é mais provável que a criança tenha sido nomeada em homenagem à mãe de Henrique VIII, Elizabeth de York.

Em 1534, Elizabeth deu ao rei um presente de ano novo, como era costume. Ela lhe deu um ‘estojo de veludo bordado com os brasões reais, contendo seis colares, três de ouro e três de prata’.

Após a queda de Ana, ela também foi fazer companhia para ela na Torre. Ao saber dos outros homens acusados, e depois de saber que Norris havia confessado, Ana chorou: “Oh, minha mãe, tu queres morrer de tristeza!”

Acho que podemos dizer com confiança que Elizabeth tinha uma estreita relação com a filha Ana. Ela vivia na corte e efetivamente acompanhava Ana e Henrique durante seu namoro. O fato de Ana ter se preocupado com sua mãe depois de sua prisão sugere que elas compartilhavam de um vínculo especial e que Ana estava ciente de que sua mãe estaria devastada por sua prisão e execução iminente.

Após a execução de Ana e George, Elizabeth e Thomas Bolena retiraram-se para sua casa no Castelo de Hever. De acordo com Warnicke, Elizabeth morreu em 3 de abril de 1538, e foi enterrada na Igreja Lambeth.

Após testemunhar a possível morte de quatro de seus filhos, a desgraça de Maria Bolena e seu banimento da corte, a execução de Ana e George por traição e incesto, seu marido despojado de seus títulos e removidos do favor real e sua neta nomeada bastarda, pode-se supor que Elizabeth Howard morreu pobre.De acordo com Warnicke, ELizabeth morreu em 3 de abril de 1538, e foi enterrada na Igreja Lambeth. É possível que no rescaldo da aniquilação de sua família, Elizabeth e Thomas tenham brigado: isso explicaria por que ela foi enterrada em Lambeth, enquanto Thomas, que morreu em 1539, foi enterrado na Igreja de Hever.

Traduzido do artigo ‘What happened to Elizabeth Boleyn?‘ escrito por Natalie Grueninger,

Anúncios

Um comentário sobre “O que aconteceu com Elizabeth Bolena?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s