Retrato de Catarina Parr é re-identificado como de Catarina de Aragão

2460559b

Um retrato Tudor que sempre foi pensado retratar a última esposa de Henrique VIII, Catarina Parr, na verdade retrata a sua primeira esposa, Catarina de Aragão. A obra, pintada por um artista desconhecido em 1520, mostra uma mulher em vestido vermelho e dourado, usando um colar de pérolas. Ele estava em exposição no Palácio de Lambeth, onde estudiosos assumiram que era a sexta esposa de Henrique VIII, Catarina Parr.

Agora, após uma visita de especialistas da National Portrait Gallery, o quadro foi corretamente identificado como Catarina de Aragão, primeira esposa do monarca, que ele descartou em favor de Ana Bolena.

Acadêmicos que trabalham no projeto ‘Making Art in Tudor Britain’ tinham notado que as características faciais e os trajes usados pela mulher eram muito mais semelhantes às obras retratanto a primeira Catarina, e datada do ano 1520 ou 1530.

Acredita-se que este quadro foi pintado ao mesmo tempo que um retrato de Henrique VIII, com um estilo semelhante. As duas pinturas serão agora penduradas juntas pela primeira vez na National Portrait Gallery, quase 500 anos depois de terem sido pintadas.

‘Henrique VIII e Catarina de Aragão foram casados por quase 24 anos e durante esse tempo os seus retratos foram exibidos juntos, desta forma, como rei e rainha da Inglaterra’, disse Charlotte Bolland, curadora do projeto.

A exposição ‘Henry and Catherine Reunited’ será aberta em Londres amanhã.

Fonte: The Telegraph

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s