Seria o retrato de Ana Bolena uma invenção elizabethana?

3763846173_47bcb76f33_z

Todos nós sabemos que o famoso retrato de Ana Bolena na National Portrait Gallery é a icônica imagem da segunda esposa de Henrique VIII. O retrato mostra uma mulher de aparência pálida, rosto oval, lábios finos, olhos castanhos e um pescoço longo. Ela uma um capelo francês que estava na moda, decorado com pérolas e usando um vestido preto, junto com seu famoso colar ‘B’, feito de pérolas. Os historiadores de arte da National Portrait Gallery têm afirmado que esse famoso retrato é do final do século XVI, e é copiado a partir de um original, ao qual Ana Bolena realmente posou.

Há pelo menos três retratos de Elizabeth I da Inglaterra que são muito parecidos com o retrato de Ana Bolena. O rosto de Elizabeth no retrato acima foi feito por Marcus Gheeraerts e é muito parecido com o rosto de Ana no retrato da NPG. A Sylwia, do site Anne Boleyn, fez algumas sobreposições, onde é mostrado que o rosto de Ana Bolena tem exatamente as mesmas linhas do nariz, da boca e do queixo. É como se o artista tivesse copiado o rosto de Elizabeth e usado como base para um retrato de Ana Bolena.

Retrato 1O retrato de Elizabeth com um leque de penas foi pintado no final do reinado de Elizabeth (1592, por um artista desconhecido), e portanto, no final do século XVI. É, portanto, bem provável que o famoso retrato de Ana Bolena do NPG veio do mesmo artista que criou o retrato de Elizabeth, e que tenha copiado o rosto de Elizabeth e usado como base para um retrato de Ana.

Uma coisa importante no retrato do NPG é que cada item do vestuário é destinado a mostrar que Ana era tão elegante, educada e protestante. O capelo francês enfatiza a educação continental de Ana, o vestido preto sublinha o protestantismo (os protestantes sempre se identificaram com o preto), e preto não era uma cor popular na corte. E um colar com a letra ‘B’ também destaca o orgulho de pertencer a uma facção Bolena.

O colar com a letra ‘B‘ é a parte mais interessante do retrato. O colar com as iniciais não se encaixam no contexto da época em que Ana vivou. A nobreza inglesa fazia uso de títulos, não de nome. Por exemplo, Ana raramente era chamada na corte como ‘Miss Bolena’. Quando seu pai foi nomeado Conde Rochford, Ana passou a ser chamada de ‘Anna Rochford’. Desde de 1532, quando recebeu o título de Marquesa de Pembroke, ela era conhecida na corte como ‘Milady Ana, Marquesa de Pembroke’. Outros exemplos de aristocratas que usavam os títulos ao invés dos nomes é Francis Brandon, que é conhecida como ‘Lady Dorset’, Charles Brandon é conhecido como ‘Charles Suffolk’, e Robert Dudley, que é conhecido como ‘Robert Leicester’, de acordo com seu título de Conde de Leicester.

anne-boleyn-067Se Ana realmente posou para o retrato original que foi baseado no NPG, ela certamente não estaria usando uma inicial ‘B’ se referindo ao seu nome de família. As iniciais mais prováveis seriam ‘R’ de Regina (Rainha), ‘AR’ de Anna Regina, ou as iniciais ‘HA’ (Henrique e Ana), que é visto em outros retratos.

Será que isso significaria que Elizabeth Tudor nunca tinha visto um retrato de sua mãe? Talvez. Normalmente havia muitos retratos de aristocratas, e dessa forma muitos retratos sobreviveram. Mas Ana Bolena foi odiada pela maioria da nobreza inglesa, e eles não a reconheciam como a rainha de direito. Muitas potências mundiais também não reconheciam Ana como a esposa de Henrique e rainha da Inglaterra.

Elizabeth Tudor pode ter criado uma imagem idealizada de sua mãe, e não apenas em termos de aparência. O retrato é um dos muitos exemplos de quadros elizabethanos que continham propagandas, destinados a exaltar e reabilitar a memória de seus donos.

Traduzido do artigo 'Słynny portret Anny Boleyn wymysłem elżbietańskiej 
propagandy?' escrito por Sylwia S. Zupanec.
Anúncios

14 comentários sobre “Seria o retrato de Ana Bolena uma invenção elizabethana?

  1. É desapontante descobrir que a primeira imagem que tive de Ana muito provavelmente estava anos-luz diferente de como a verdadeira foi. Agora algo me deixou curiosa, seria então o famoso pingente apenas fruto da idealização elizabethana?

    • Não há nenhuma evidência de que ela tenha encomendado a jóia, ou se ele foi dado de presente para ela. É notável, entretanto, que os pingentes que ela usava eram objetos de atenção, e que ela usava um colar com as iniciais ‘AB’ [Ana Bolena] e ‘HA’ [Henrique e Ana]. Na minha opinião, se ela usou algum colar evidenciando sua origem Bolena, seria antes dela ser rainha.

    • É possível, mas eu acho que dificilmente elas seriam tão parecidas e seus traços tão iguais a ponto de seus rostos ficarem tão idênticos quando sobrepostos.

      • eu lembro do filme Elisabeth quando maria tudor manda chama-la e diz: não vejo nada de meu pai em vc, só daquela mulher.

  2. Poderia ser até um teoria bem feita, se não houvesse a medalha de 1534. Os traços faciais dela que ainda podem ser vistos coincidem perfeitamente com o retratos de Ana da NPG. Além do mais, o retrato de Hever Castle, que se acreditar ter sido feito a partir de um mesmo original que o da NPG, não se parece com qualquer retrato de Elizabeth que eu já tenha visto. Muito precipitado, na minha opinião, dizer que o retrato de Ana poderia ser um invenção elisabetana com base na aparência, visto que Elizabeth também possui muitos retratos discordantes entre si.

        • Você pode acreditar ou não que esse retrato é uma cópia do rosto de Elizabeth; mas é fato de que todos os retratos que temos de Ana Bolena são póstumos, feitos no final do século XVI. Todos os retratos contemporâneos (ou seja, retratos para os quais ela realmente posou) foram destruídos, perdidos ou não foram reconhecidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s