Quadro raro de Elizabeth I será exibido em Washington

Elizabeth IUma pintura autêntica da rainha Elizabeth I, com mais ou menos sessenta anos que a mostra com rugas, será exibido na Folger Shakespeare Library em Washington, nos Estados Unidos. Feito por Gheeraerts em 1590, o quadro está sendo exibido publicamente pela primeira vez desde o trabalho de conservação feito em 2010-2011.

Thomas Herron, curador da exposição, observou que a razão para a obscuridade do retrato está nos esforços de Elizabeth para controlar a sua imagem, uma vez que este é um dos poucos quadros que não cobrem as falhas da Rainha.

Em 1563, uma Proclamação Real tentou regular a produção e circulação de retratos da Rainha, e um ordem de 1596 dirigida ao Conselho Privado ordenava aos funcionários públicos procurarem retratos indecorosos da rainha, que eram de grande ofensa. Nenhum retrato poderia ser produzido sem ser aprovado. Herron observa que a Proclamação não especifava ‘indecorosos’, e que muitas pinturas da época apresentavam uma Elizabeth eternamente jovem. Os visitantes da Corte comentavam sobre a idade avançada da Rainha nas décadas de 1580 e 1590, bem como sua disposição digna e benevolente. Herron observa ainda que os visitantes faziam descrições pouco lisojeiras da Rainha.

A pintura foi comprada nos anos cinquenta pelo Elizabethan Garden em Manteo, na Carolina do Norte. Ela fora vendida por uma galeria de arte de Nova York por $3,000, para que fosse pendurada na portaria do Jardim. Só foi em 2007 que a equipe Garden tomou providências para investigar as origens do quadro, e descobrirem que era um quadro original.

O quadro ficará em exposição até 19 de maio. Esta é a primeira exposição pública do retrato fora da Carolina do Norte.

Fonte: Telegraph

Anúncios

3 comentários sobre “Quadro raro de Elizabeth I será exibido em Washington

  1. gostei desse retrato, todos nós envelhecemos, é isto vale tanto para os pobres quanto para os nobres, claro que se Elizabeth vivesse nos dias de hoje ela estaria muito melhor, depois da invenção da cirurgia plástica, do implante dentário, do Botox, ela seria uma sexagenária com a aparência de uma quarentona, não esta tão horrível este quadro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s