Mais informações sobre a exposição ‘Tesouros da Corte Real’

Photograph: Todd Longstaffe/Gowan collection

Na exposição ‘Tesouros da Corte Real‘, que está acontecendo na Victoria and Albert Museum, em Londres, os visitantes podem encontrar algo estranhamente familiar sobre o magnífico par de leopardos montando guarda na entrada da nova exposição.

Elas aparentam ser nobres, dado que ela passou a maior parte de sua história em bares. Cerca de 30 anos atrás, eles foram regatados de serem jogados foras por um construtor, Andy Delahunty, que estava reformando um pub em Surrey, e passou a maior parte do seu tempo tentando descobrir o que eles eram.

A verdade é surpreendente: esculpida em pedra Taynton de Cotswolds, o tipo favorito de material dos artesãos que trabalhavam para Henrique VIII, os animais uma vez deram as boas vindas em um de seus palácios, e podem ter sido esculpidos como monumentos a mais famosa de suas esposas, Ana Bolena.

Quando Delahunty acabou com a construção, ele levou os animais com ele para o bar que ele tem na França. Eles voltaram a quatro anos para a Inglaterra, onde o designer de jardim Todd Longstaffe-Gowan os estudou e criou um jardim heráldico em Hampton Court.

O pub em Worcester Park em que Delahunty achou os leopardos não é longe de Hampton Court e o Palácio de Nonsuch Palace. Tessa Murdoch, curadora da exposição, os viu antes em uma galeria em Londres. Ela disse ‘Eles têm uma qualidade tão óbvia, e apesar de terem sido um pouco maltratados através dos séculos, eles estão em uma condição surpreendente quando você pensa em quantas crianças subiram em cima deles. Eu simplesmente achei que eles deveriam estar na exposição.’

Murdoch mais tarde percebeu que nas costas do leopardo haviam caudas tufadas de leões, um dos emblemas dos Bolena. Ela agora acredita que eles podem ter sido feitos quando Ana Bolena tornou-se rainha em Hampton Court.

A exposição ‘ Treasures of the Royal Courts’ (‘Tesouros da Corte Real’) vai até 14 de julho.

Fonte: The Guardian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s