O Broche Coronet

Catarina Parr, por Master JohnEm 1965, a National Portrait Gallery comprou um retrato rotulado de ‘Catarina Parr’. Entretanto, no final dos anos 60, um homem chegou à conclusão que não era Parr, mas sim ‘Lady Jane Grey’, a rainha de nove dias. A maioria das pessoas nem sequer perceberam que a pintura já tinha sido rotulada, e nem que o retrato era original de Gledon Hall, a sede da família Lane, que uma vez pertenceu a Sir Ralph Lane, que se casou com Maud Parr, uma prima e dama de companhia da rainha Catarina Parr. O retrato foi aceito como Lady Jane Grey por décadas, mas a nova nomeação foi baseada em quê?

Setenta e dois anos após a morte de Catarina Parr em setembro de 1548, o livreiro Henry Holland publicou um volume de chapas que pretendiam serem retratos de pessoas famosas, intitulado ‘Henwologia Anglica’. Holand afirma, no prefácio, que ele tinha teve de fazer um esforço enorme para estabelecer as identidades daqueles nos retratos.
Uma das chapas mostram uma mulher chamada ‘Iana Graya’, usando o mesmo broche com forma de coroa que a Catarina Parr usa no retrato feito por Master John; uma note na chapa indica que a imagem foi copiada ‘da Sr James Harrison, de Holbein’. Foi na base da semelhança entre os dois broches que foram reidentificados a chapa como Jane Grey. Jane Grey por Willem van de Passe e Magdalena van de PasseNo entanto, a informação de Holland em 1620 pode ser incorreta, e nada se sabe de uma senhora Harrisson feita por Holbein. A evidência da jóia indica que o broche pertencia a Catarina Parr, e é mais provável que tenha passado para as mãos de Jane Grey.

Após a pesquisa publicada em 1996, a identidade da mulher voltou a ser como Catarina Parr. Várias das jóias usadas no retrato podem ser atribuídas a determinadas listas. Uma lista de 1542 mostra que, depois que Catarina Howard foi presa, suas jóias foram entregues a Lady Anne Herbert (irmã da futura rainha Catarina Parr), mas nenhuma jóia semelhante foi descrita. Uma lista de 1550 ordenada pelo Lorde Protetor, como uma parte de um inventário completo dos ‘bens de Henrique VIII’, intitulada ‘As Jóias da Rainha’ indicam uma jóia parecida nas posses de Catarina Parr. A jóia é descrita na lista de 1550 como:

‘Um ouche ou flower com uma coroa contendo dois diamantes, um rubi, uma esmeralda; a coroa sendo decorada com diamantes e três pingentes de pérola’.

BrocheUm ouche ou flower era o nome dado a um broche que era usado preso no corpete. Acredita-se que no final das contas, o broche foi feito exclusivamente para Catarina Parr por seu ourives favorito, Peter Richardson. O broche, como o restante das jóias reais, foram passadas para Elizabeth I. O broche aparece na sua lista de 1587 como:

‘Uma flower com uma coroa, decorada com dezesseis diamantes pequenos e, no meio da flower, um rubi com dois diamantes e uma esmeralda, e três pingentes de pérola’.

Após a morte de Elizabeth em 1603, o broche passou para a rainha de James I, Ana da Dinamarca, que também é descrito em seu inventário como:

‘Uma jóia com uma coroa decorada com pequenos diamantes em um círculo, tendo uma esmeralda, uma pedra de rubi e dois outras pedras triangulares agora desprovidas de engaste; com três pingentes de pérolas, de origem antiga, pesando 2 ou 1dw 6gr’.

Catarina Parr, por Richard Burchett em 1854-1860Em 1606, o broche estava com dois diamantes faltando. Ele foi condenado a ser:

‘Entregue a Sr. Nicasius Russel, joalheiro, em 8 de setembro de 1609 por sua Majestade, para a confecção de chapas de ouro; as pedras por número e o ouro por peso’.

Após sessenta e seis anos de história, o broche foi desmontado para que suas pedras e seu ouro fosse usado em outras jóias. Infelizmente, não fui capaz de encontrar nenhuma imagem de Elizabeth ou Ana da Dinamarca usando o broche Coronet.

Traduzido do artigo 'Queen Katherine Parr: The Coronet Brooch' escrito por  Meg McGath.
Anúncios

2 comentários sobre “O Broche Coronet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s