A Duquesa da Cornualha e suas ligações com Catarina Parr

Cornualha e Parr

Ela era uma plebéia, que se casou com a realeza em meio à controvérsia, antes de ganhar a afeição do público e se tornar uma rainha consorte popular. Portanto, não é difícil ver por que a Duquesa da Cornualha têm uma afinidade especial para com Catarina Parr, a última e sexta esposa de Henrique VIII.  Parr primeiro se casou com Edward Burgh em 1529 e enviuvou em 1533. Ela então se casou com John Neville, em 1534, para ficar viúva novamente em 1543. Ela se casou com Henrique VIII no verão daquele ano. Camilla se casou com Andrew Parker-Bowles em 1973, e se divorciaram em 1995. Ela teve um relacionamento com Charles antes do seu primeiro casamento.

A Duquesa escreveu um prefácio para uma nova coleção de orações feita pela sua antecessora Tudor, em que ela escreve como ‘apaixonada’ ter vivido uma ‘vida movimentada‘. O livro, ‘The Spice of Wisdom’, apresenta várias obras, escritas por Parr e atualizadas para o inglês moderno, cobrindo uma grande variedade de temas, desde aqueles ‘quando na dor”, aqueles pedindo por ‘ajuda em problemas’ e a reza por ‘nossos inimigos’.

Conforme relatado por Melanie Hall e Jasper Copping no Telegraph, Camilla escreveu que ‘Seu compromisso com o que é certo e bom, expressado com humildade e franqueza ao outro, é tão valioso agora como era nos turbulentos tempos dos Tudor‘. Ela continua dizendo que: ‘Poucos escritos de mulheres têm chegado até nós depois de tantos séculos. Nas páginas que se seguem são encontrados não só orações cuidadosamente elaboradas por Catarina que estavam destinados à publicação, mas também as esperanças e medos pessoais de uma mulher que era tão apaixonada por sua fé como era em outros aspectos de sua vida agitada’.

Príncipe Charles e Camilla, em seu casamento em Guildhall em Windson em 9 de Abril de 2005.A Duquesa se envolveu com o livro devido á sua amizade com o proprietário do Castelo de Sudeley – antiga residência de Parr e o local de seu enterro. Lady Ashcombe mostrou uma cópia das coleções de orações para o Reverendo Partington, que então escreveu para ela perguntando se ela poderia contribuir com um prefácio, já que ele via as semelhanças entre as duas.

O reverendo John Partington, que atualizou as obras, disse que ficou ‘encantado’ quando a Duquesa aceitou escrever o prefácio, acrescentando que havia ‘definitivamente’ muitos paralelos entre as vidas das duas mulheres. ‘Fiquei muito satisfeito porque, de certa forma, ela tem uma posição semelhante à de Catarina Parr’, disse ele. O vigário enfatizou como Parr, que tinha fortes simpatias protestantes, teve não só um papel fundamental na Reforma Inglesa, mas também foi uma madrasta influente para seus enteados.

Ambas as mulheres são conhecidas por serem ou terem sido próximas a seus enteados. Catarina foi a madrasta das crianças de Henrique, Eduardo, Maria e Elizabeth, enquanto seu único filho biológico, uma filha de seu quarto marido Thomas Seymour, nasceu em 1548, onde ela a chamou de Maria em honra a sua enteada. Acredita-se que Catarina fez uma incansável campanha para a restauração de Maria e Elizabeth na linha de sucessão.

Camilla é conhecida por ter uma estreita amizade com seus enteados, os príncipes William e Harry, e de ter orientado Kate quanto esta se juntou a família real em seu casamento em 2011 com Charles, o filho mais velho de Diana.

No ano passado, a Duquesa foi a patrona da comemoração do Castelo Sudeley no 500º aniversário de nascimento de Catarina Parr.

Fontes: The Telegraph e Daily Mail.

Anúncios

Um comentário sobre “A Duquesa da Cornualha e suas ligações com Catarina Parr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s