Espada que pertenceu a Henrique VIII muda de dono

John Mattick têm sido o cuidador de uma pedaço da história, mas ela agora foi passada para alguém mais jovem. O pai de John carregava a espada cerimonial de Carmarthen em eventos cívicos desde 1948. Em 1954, ela foi passada a John, que na última sexta-feira, nos portões de Guild Hall, passou-a oficialmente para seu filho. John têm 77 anos e carregou a espada desde os seus 18. 

A arma de aço castelhano decorado com jóias foi à cidade de Carmarthen por Henrique VIII em 1546, em reconhecimento dos serviços prestados ao rei. Não se sabe exatamente qual serviço foi reconhecido, mas acredita-se que a cidade tenha dado ao rei dinheiro ou soldados.

De acordo com a carta régia, a espada deve ser carregada na frente do prefeito da cidade em todas as cerimônias oficiais. Pesando cerca de 15kg, não é uma tarefa para pessoas fracas.

‘É  uma coisa de peso para transportar, e é principalmente por isso que eu estou tendo que desistir na minha idade’, disse Mattick. Mas o peso físico lembra você do peso metafórico do que é que você está fazendo. Muitas pessoas zombam hoje em dia dizendo que isto é apenas uma pantomima do passado. Mas nesses rituais lembramos as pessoas e eventos que aconteceram antes de nós; você está segurando em suas mãos um pedaço de história viva.’

Mattick explicou que quando a espada foi concedida ela tinha finalidades práticas, ao contrário das finalidades cerimoniais de hoje.

‘Em qualquer cidade do tamanho de Carmarthen durante o século 16, o prefeito necessitava de proteção. Mas quando a proteção veio de uma forma tão visível e ornamentada como esta, ele enviava uma mensagem clara de que o prefeito estava sob a proteção do próprio rei e que os que pretensos deveriam ter cuidado’.

John MattickDas quatro espadas concedidas por Henrique VIII, apenas dois exemplares sobreviveram. Um está em Carmarthen e a outra em Hereford. Há regras específicas sobre sua utilização: ela só deve ser desembainhada em tempos de guerra ou quando o prefeito está em perigo imediato; ela deve ser segurada de cabeça para baixo em qualquer lugar de adoração e ela será oficialmente entrega de pai para filho como parte de uma cerimônia para guardar o novo prefeito de Carmarthen.

Fonte: BBC News

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s