The White Queen traz zíperes, cimento e manicure para o século 15

O novo drama épico da BBC é sobre duas dinastias que lutam pela coroa inglesa. Mas os produtores de The White Queen têm sua própria luta épica em mãos: com a precisão histórica. Os espectadores da série de £10 milhões têm apontado uma série de erros embaraçosos que estão se tornando motivo de chacota. Os fãs estavam pouco preparados para encontrar os trajes de A Branca de Neve, zíperes, janelas georgianas e caleiras modernas.

Espectadores mais atentos desabafaram a frustração com o programa na internet, apontando as imprecisões históricas da série. Os supostos erros começaram depois que os criadores do programa revelaram que parte do drama tinha sido filmado na Bélgica, para que fosse mais autêntico.

De acordo com os produtores, a Inglaterra carece de intocados edifícios medievais, de modo que a equipe de filmagem se mudou para a Bélgica, onde a arquitetura é tão atraente quanto os benefícios fiscais – o país estava na lista de possíveis locações para as filmagens pois os financiamentos não estavam disponíveis na Grã-Bretanha, na época. Muitos dos edifícios medievais ingleses estão cobertos de antenas parabólicas, câmeras e outras tecnologias, além de muitos outros edifícios do século 15 que estão agora em ruínas, enquanto os belgas têm mantido e restaurado sua arquitetura. No total, foram usados 150 sets de filmagem em 120 dias, incluindo todas as quatro temporadas do ano, três casamentos, duas coroações e 12 banquetes.

The White 2Como zíperes não tinham sido inventados e não há botões visíveis, como as roupas eram vestidas? Além disso, é muito improvável que as unhas e dentes fossem tão bem cuidados no século 15. Usuários do Twitter compartilharam suas frustrações sobre a série, que estreou na BBC domingo à noite, com cerca de 5,3 milhões de espectadores, algo como 23% da audiência para esta hora da noite. Um usuário da rede social disse que achou a série ‘muito educativa’, observando que não sabia que existiam corrimãos e degraus de concreto na Inglaterra medival. Outros observaram os ‘muitos edifícios de tijolos’, ‘zíperes de vestidos’ e ‘unhas feitas’, assim como vestidos imaculadamente brancos, impossíveis na época.

O departamento de maquiagem e cabelo da série deliberadamente ‘entorpeceu’ a aparência dos atores, dando-lhes uma aparência quase cansada na câmera – ao contrário das séries que normalmente ‘iluminam’ os rostos para a TV. Fergunson, que interpreta Elizabeth Woodville, teve que usar uma longa peruca de cabelo de verdade, pois nos tempos medievais ninguém cortava o cabelo. De acordo com  Ray Marston Wig Studio, foi a peruca mais longa de cabelo real já feita.

Robin Wood x Eduardo IVAlém disso, a BBC baniu os homens em collants para o seu novo drama de época. Atores vestidos com meias collants são típicas de dramas de televisão como Shakespeare e Robin Wood ao longo das décadas, mas o figurinistas de The White Queen acharam que seria muita ‘distração’. De acordo com Nic Ede, ‘hoje em dia os collants estão associados com filmes de Robin Wood e piadas ruins’. Desse modo, foi decidido que os homens da série vestiriam calças acolchoadas apertadas, ao invés de collants.

Fontes: The Telegraph [1] [2], BBC e Mail Online.

Anúncios

5 comentários sobre “The White Queen traz zíperes, cimento e manicure para o século 15

  1. kkkkkkkkkkkkk muito bem observado!
    ah…mas dá um aval! É uma série…não se pode ter tudo, nunca que a humanidade hoje em iria querer voltar aos hábitos de antigamente, nem pra fazer um filme, imagina uma série heheheh
    O que importa é podermos visualizar o contexto! ;)

  2. Lamentável que um trabalho tão caro e elaborado possua essas falhas, que seriam facilmente evitadas com uma pesquisa histórica mais séria.

  3. Que gente crica…. A série é ótima em conteúdo e atuação. Tem tanta porcaria na tv e qdo fazem um entretenimento de melhor nível ficam criticando pucuinahs….ok q há todo um trabalho de cenografia e caracterização, mas ainda não existe maquina do tempo! Q exagero….

  4. Voltando a comentar aqui novamente, porque agora eu vi realmente a série, só sei que quando vi o primeiro episódio lembrei exatamente desse post na parte das roupas e das unhas! rsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s