Cabeceira da cama de Henrique VIII está em exposição

cabeceira

Uma cabeceira feita especialmente para a cama do rei, na ocasião de seu casamento com Ana de Cleves em 1540, está em exposição no The Burrell Collection, em Glasgow, no Reino Unido. A importância da cabeceira não pode ser superestimada: é a única peça sobrevivente de mobília que pode ser corretamente atribuída a corte de Henrique VIII. Ela mantém a sua decoração original, com as iniciais HA e a data de 1539 – algo altamente significativo, uma vez que Henrique VIII e Ana de Cleves se casaram no último dia de 1539 ou no primeiro dia de 1540, de modo que a cama deve ter sito feita em antecipação ao evento.

No lado esquerdo da cabeceira é possível ver uma figura masculina vestindo uma armadura, do mesmo modo que a figura feminina à direita. Acima da figura masculina está um anjinho e, acima da feminina, uma mulher grávida. No painel esquerdo é possível ler o lema real, Dieut et mon droit (‘Deus e o meu país’), e no direito as iniciais de Ana e Henrique entrelaçadas. Também estão entalhados os títulos de Henrique VIII: Rei da Irlanda, Rei da Inglaterra, Rei da França e Defensor da Fé. Feito de madeira de carvalho, a cabeceira foi pouco usada na noite de núpcias, uma vez que o casal passou a noite jogando cartas.

Embora a história das seis mulheres de Henrique VIII, este objeto é único que documenta um evento específico. Apesar da figura feminina grávida indica que um dos principais motivos do casamento era o nascimento de um herdeiro masculino para o rei, Henrique anulou seu casamento com Ana de Cleves e cabeceira foi provavelmente esquecida por muito tempo até ser doada a cidade Glasgow por Sir William Burrel em 1944.

Fontes: Times of Tudors, Culture 24, Glasgow Museums e Flickr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s