Crianças elizabetanas gostavam de porquinhos-da-índia

porquinhoO que se acredita ser a mais antiga representação de um porquinho-da-índia foi descoberto pela National Portrait Gallery, após seus pesquisadores descobrirem a criatura em uma pintura a óleo elisabetano. O roedor aparece em uma obscura pintura Elisabetana, feita em 1580, de três crianças desconhecidas, por um artista desconhecido no estilo holandês.

O porquinho-da-índia tinha sido recentemente introduzido na Europa da América do Sul por comerciantes espanhóis. O pequeno animal parece mais contente do que sua proprietária, provavelmente seguro de que era improvável que se tornasse o jantar, como certamente aconteceria em seu país de origem.

Especialistas acreditam que é a mais antiga representação de um porquinho-da-índia em um retrato Um porta-voz da National Portrait Gallery , em Londres, disse:

‘Nós sabemos que os porquinho-da-índia foram introduzidos na Europa pelos comerciantes e foram mantidos como animais de estimação exóticos. Apesar de achados arqueológicos de Porquinho-da-índia domésticos na Europa são raros, um esqueleto parcial de um datado de cerca de 1575 foi descoberto no Hil Hall em Essex, uma mansão elisabetana.’

A criança mais nova na pintura também está segurando um pequeno pássaro, possivelmente um pintassilgo,  muito popular entre as crianças por causa de sua bela plumagem, mas muitas vezes utilizado  usado para simbolizar o cristianismo em obras desse período. Já o irmão mais velho provavelmente foi considerado muito crescido para ter um animal de estimação.

As crianças, com idades de seis, sete e cinco anos, acreditam-se ter sido os filhos de uma família rica da nobreza ou aristocracia, pois usam vestidos caros e da moda na época. O porta-voz da galeria acrescentou:

‘Retratos de crianças se tornou popular entre a nobreza e a aristocracia no século XVI na Europa, permitindo que as famílias documentassem sua linhagem e fertilidade, e para registrar as semelhanças individuais, em uma época em que a mortalidade infantil era alta’.

Fonte: The TelegraphThe Independent e The Guardian

Anúncios

4 comentários sobre “Crianças elizabetanas gostavam de porquinhos-da-índia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s