Henrique VIII se transforma em Satanás se visto de cabeça para baixo em mural do século 16

Em Fevereiro de 2011, um casal descobriu uma pintura medieval de Henrique VIII em sua própria casa; em Agosto de 2012 foi postado aqui no Boullan as fotos do mural restaurado.

Apesar de terem ficado muito animados com a descoberta do mural, Angie e Rhodri Powell ficaram nervosos com mais uma descoberta: Quando o retrato de Henrique em seu trono é visto de cabeça para baixo, suas feições se transformam em um demônio, com chifre e olhos de cabra. O diabo também aparece quando o mural é visto através de um vidro.

Embora o retrato de Henrique VIII tenha sido uma expressão de lealdade, a mensagem escondida sugere que ele foi encomendado por alguém com uma outra visão do monarca que estabeleceu-se como Chefe da Igreja da Inglaterra no lugar do Papa.

Angie Powell, autora de um best-seller infantil, e Rhodri Powell, ex-editor, se depararam com o diabo por acidente. Eles foram relaxar no andar de cima de sua casa quando perceberam que o cartã-postal do mural que eles tinham impresso tinha caído de cabeça para baixo – revelando um lado sinistro do retrato.

Sra. Powell lembrou: ‘Tinha pouca luz. Meu marido percebeu o rosto… Estávamos ambos muito assustados. É uma imagem desagradável. Eu estava um pouco horrorizada… eu percebi que era o diabo.’

Eles estavam tão nervosos que não se aventuraram no andar de baixo naquela noite. Na manhã seguinte, eles ‘abriram a porta com muito cuidado’ e ficaram tranquilizados ao encontrar Henrique com ‘a mesma velha expressão benigna’, disse a Sra. Powell.

Quando eles olharam mais de perto, perceberam quão habilmente a perigosa imagem tinha sido escondida. Os ombros estreitos do rei viram o queixo pontudo do diabo e as mangas de sua roupa se tornam olhos satânicos.

O mural, que pensa-se ter sido feito em cerca de 1530 ou 1540, tem quase seis metros de altura e 20 metros de largura. Dr Kathryn Davies, uma especialista de pinturas de parede junto da English Heritage, que estão pesquisando o mural, disse: ‘Ele parece um pouco maquiavélico… Coloque um vidro por cima, é bizarro. Você fica com uma imagem muito estranha.’

Professor Diarmaid MacCulloch, um especialista na história da igreja na Universidade de Oxford e biógrafo de Cranmer, disse que existia uma enorme interesse na ilusão de ótica na época, como mostram as perspectivas distorcidas na famosa pintura de ‘Os Embaixadores’ e o retrato de Eduardo VI de William Scrots. ‘Portanto, não existe razão para não ser verdade’, disse ele.

‘É possível que, como uma piada particular, ele tenha feito isso porque você só pode ver o efeito através de uma outra ótica. Imagino que, na privacidade da sua própria sala de jantar… poderia ser agradável’.

Por razões óbvias, a pintura não está assinada.

A conservadora Ann Ballantyne, que está trabalhando no mural, notou que ele foi pintado em um momento em que o rei estava se comportanddo ‘extremamente mal’.

Os Powell não estão mais com medo. Powell disse: ‘Isso foi realmente… um pedaço delicioso de sátira’.

Fonte: Daily Mail

Anúncios

2 comentários sobre “Henrique VIII se transforma em Satanás se visto de cabeça para baixo em mural do século 16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s