Canhões são encontrados em naufrágio elisabetano

A Alderney Maritime Trust e uma equipe da Bournemouth University mergulharam em Alderney em outubro. O trabalho tem sido feito desde 2008 e, durante o mergulho, três canhões e ‘substanciais madeiras do navio’ foram encontrados e fotografados. A pesquisa segue a descoberta do primeiro naufrágio de um navio de combate elisabetano, em Alderney, nas Ilhas do Canal, provavelmente na data de 1592, apenas quatro anos após a Armada Espanhola. O navio sem nome foi descoberto por pescadores locais em 1977.

O arqueólogo marinho Mensun Bound da Oxford University disse que ‘[a] marinha de Elizabeth criou o primeiro conjunto de canhão uniforme. A marinha deu um salto gigante no modo em que homens lutavam no mar, anos à frente dos inimigos da Inglaterra, os quais ainda estavam sendo usados em efeitos devastadores por Nelson 200 anos depois’.

Mike Harrison, da Trust, disse que mais trabalhos serão feitos no próximo verão. ‘As coisas se movem muito lentamente com arqueologia marinha, o trabalho que temos feito nos últimos anos… foi conservar objetos’.

Três canhões estão no cerca de mil objetos achados no local desde 2008, e réplicas dos canhões foram disparados como parte de testes sobre a tecnologia da época. Dois desses canhões voltaram a Alderney após o trabalho de conservação e o terceiro deve ir para lá na primavera.

‘O que mostramos é que a Marinha inglesa e suas armas eram quase 50 anos à frente de seu tempo tecnologicamente. Isso fez de Elizabeth I a mãe do domínio naval britânico por quase três séculos’, concluiu Mensun Bound.

A ‘super arma’ de Elizabeth, embora relativamente pequena, pode acertar um alvo a uma milha de distância. Em uma luta com outro navio a apenas 100 jardas de distância, o canhão teria poder suficiente para atravessar o navio inimigo. A marinha de Elizabeth trabalhou para que grandes armas fossem menos eficazes do que um monte de pequenas armas disparando todas ao mesmo tempo.

Fontes: BBC e BBC.

Anúncios

Um comentário sobre “Canhões são encontrados em naufrágio elisabetano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s