Um retrato confuso da Era Tudor: Catarina de Aragão, Jane Seymour, Ana Bolena, Maria Bolena ou Bessie Blount?

O retrato ao lado, pintado pelo pintor da corte Lucas Horenbolte,  ‘tem sido o tema de um jogo de adivinhação desde o século 18’, nas palavras  de Roland Hui. No século XVII, o retrato foi identificado como Catarina de Aragão, primeira rainha do rei Henrique VIII. No entanto, existem vários problemas com esta identificação. Em primeiro lugar, o retrato parece ter sido pintado em meados da década de 1520, de acordo com a moda usada pela mulher. Sua idade também representa um problema: ela estava com  vinte e cinco anos quando foi pintada – Catarina de Aragão tinha vinte cinco anos entre Dezembro de 1510 e Dezembro de 1511 – não em 1520.

Mais tarde, o retrato foi provisoriamente acreditado ser de Jane Seymour depois de ser adquirida pelo Duque de Buccleuch no século XIX. Uma cópia da miniatura, adquirida pelo Royal Ontario Museum, também acreditou que a mulher fosse Jane. Isto foi provavelmente influenciado pela tradição de que o retrato originalmente pertencia a família Seymour. Mas há outro problema de identificação – desta vez o contrário de Catarina. A data de nascimento de Jane é desconhecida, mas ela foi referida pelo Embaixador Espanhol no início de 1536 como tendo um pouco mais de vinte e cinco anos, enquanto foi anotado que vinte e nove senhoras participaram de seu funeral, em 1537, marcando a idade da falecida rainha. Portanto, Jane estava em seu vigésimo nono aniversário no final de 1537, e deveria ter nascido entre 1508-1509, no máximo em 1510.  Em vista disso, Jane teria vinte e cinco em algum momento entre 1533 e 1535, enquanto estava servindo como dama de companhia de Ana Bolena. Jane  Seymour não era importante o suficiente neste período para ter sido pintada, desde que apenas damas distintas ou que tinham ligações com pintores eram retratadas. Não existe nenhuma evidência de que qualquer uma dessas duas possibilidades fosse aplicável a Jane neste período.

A identificação mais duvidosa foi feita por Roy Strong no final do século XX, que chegou à conclusão de que a mulher no retrato era realmente Ana Bolena, a segunda rainha de Henrique VIII. Há falhas óbvias nesta conclusão. Em primeiro lugar, a mulher não tem traços físico associados com Ana, que se acreditava ser de estatura média, com expressivos olhos escuros, maçãs do rosto salientes, boca larga e cabelos longos e escuros. Embora seja difícil dizer, a senhora nesta pintura parece ter uma pele clara, com alguma evidência de que seu cabelo seja louro.

O argumento de que o emblema no broche da mulher é o falcão de Ana Bolena é duvidoso, uma vez que não pode ser visto claramente. Além disso, a idade da rainha parece descartar a possibilidade de que era mulher no retrato. A data de nascimento de Ana é desconhecida, mas é provável que nasceu entre 1500 e 1501 e, portanto, tivesse vinte e cinco anos entre 1524-1526. Durante a maior parte deste período Ana poderia não estar na Corte – popularmente acredita-se que ela tivesse sido banida para Hever Castle – e por isso não seria uma candidata apropriada para ser pintada. O mesmo problema que surge com Jane Seymour: Ana não era uma mulher proeminente nestes anos e, provavelmente, não seria selecionada para ser pintada em uma miniatura, sendo uma mera dama da corte.

Outros historiadores recentemente apresentaram a teoria de que o retrato representa Maria Bolena, irmã de Ana. Acredita-se que tenha nascido por volta de 1499/1500, de modo que Maria teria vinte e cinco anos em 1524/1525, a época em que o retrato foi pintado. Alison Weir especula que Maria poderia ser posado para esta miniatura, ‘uma vez que deu à luz a filha do rei, Catarina Carey, no verão de 1524’. Além do simples fato de que a data de nascimento de Catarina Carey é desconhecida e de que não se sabe se ela foi realmente filha do rei, e o fato de que nem a corte e nem o rei celebraram o relacionamento de Maria com Henrique VIII, parece altamente questionável do porque Maria teria posado para a miniatura.

Hui postulou que o emblema usado pela mulher pode  representar o falcão Ormomde associado com a família Bolena mas, novamente, não podemos ver claramente o emblema, de modo que está é uma afirmação questionável, na melhor das hipóteses. Hui sugere também que a mulher é Maria porque, em 1525, o pai dela foi pintado e, por causa da ligação Bolena com Lucas Horenbolte, Maria também pode ter desfrutado do momento. O filho de Maria, Henrique – mais uma vez considerado por alguns como filho do rei – na verdade nasceu em 1526, não antes, como se acreditava, de modo que Maria poderia não ter posado para um retrato de celebração do nascimento de um bastardo real (se ele fosse mesmo filho de Henrique VIII).

O retrato também pode representar Bessie Blount. Tendo estabelecido sua data der nascimento entre 1499/1500, Bessie atingiu o ápice de sua carreira política e social no verão de 1525, quando deu à luz ao filho bastardo do rei, Henrique Fitzroy e, ao contrário dos filhos de Maria Bolena, não há dúvidas sobre a paternidade da criança. Bessie foi celebrada na corte, antes de receber um grande casamento em setembro do mesmo ano. Parece provável, então, de que o rei permitisse que Bessie fosse retratada por um artista de renome.

Bessie estava com vinte e cinco anos naquele ano e, baseado nos argumentos de Weir que ela era loira e clara, pode ser mais provável que de fato seja ela no retrato. Não existem, entretanto, outras semelhanças ou argumentos mais convincentes de que seja ela no retrato.

Traduzido do artigo ‘A Portrait of Bessie Blount (c.1500-1539?)‘ escrito por Conor Byrne.

Anúncios

7 comentários sobre “Um retrato confuso da Era Tudor: Catarina de Aragão, Jane Seymour, Ana Bolena, Maria Bolena ou Bessie Blount?

  1. Não poderia ser Maria I?? Não lembro a data que ela nasceu…mas nas fotos ela é tão feia…talvez essa seja ela de verdade.

    • Olá Synara! Não tem como ser Maria I porque o retrato foi pintado em meados de 1520 e a mulher estava com 25 anos. Maria Tudor nasceu em 1516, portanto, ela teria apenas quatro anos quando o retrato foi feito :)

  2. Essa foto é bem parecida com jane seymor …acredito q seja ela…se comparar com as fotos dela parece um pouco.

  3. Jane tbm era mt nova na epoca da foto. Vi isso agora…bom, os retratos de maria bolena sao muito diferentes desse e já que eu nunca vi retrato de bessie blount pode ser ela…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s