O manto com o sangue de Ana Bolena

Imaginem como seria maravilho se um artefato pertencente a Ana Bolena fosse subitamente descoberto. Sem dúvida seria um sonho se tornando realidade para qualquer um interessado em Ana e no período Tudor. Tais achados, no entanto, são muito raros em nossos tempos, mas muitos artefatos foram descobertos no período vitoriano – uma época em que as pessoas estavam fascinadas com os Tudors, especialmente com rainhas trágicas, tais como Ana Bolena, Catarina Howard e Jane Grey. Os objetos pertencentes a essas rainhas executadas foram encontrados e encaminhados para museus e galerias. Em 1890, o ‘The New Gallery’, na Regent Street, abriu a exposição da ‘Casa Real dos Tudor’. Essa galeria não existe mais.

Personagens ilustres da época, em sua maioria membros da nobreza, eram os retratados dessas relíquias do período. Retratos, miniaturas, artigos, diários, cofres, baús e até mesmo mechas de cabelo foram exibidos. Entre eles, estava um grupo de artefatos associados com Ana Bolena, e um desses era: ‘tippet de arminho usado pela Rainha Ana Bolena em sua execução, com marcas de sangue sobre ele’. Mas seria essa peça autêntica?

Retrato de uma mulher desconhecida, atribuído a William Scrots, 1545-1555.Uma das testemunhas oculares da execução de Ana Bolena registraram que ela usava ‘um manto curto forrado de arminho’, enquanto os vitorianos alegavam que essa peça era na verdade um tippet – uma capa curta, que chegava perto dos ombros, usado com um vestido e geralmente feito de peles. Um exemplo de tippet pode ser visto ao redor do pescoço dessa mulher desconhecida ao lado, enquanto um exemplo de manto curto usado apenas pela nobreza pode ser visto acima, reproduzido no filme ‘The Other Boleyn Girl’.

Embora os vitorianos aleguem que o tippet estava manchado de sangue, isso parece altamente improvável, pois uma testemunha escreveu que antes de Ana ser decapitada, seu curto manto foi removido de seus ombros por uma de suas damas de companhia. Outra testemunha registrou que as damas de Ana tiveram dificuldade em acompanhá-la no cadafalso por causa do ‘pouco espaço’, provavelmente porque estavam evitando ficar muito perto para que o sangue da rainha não jorrasse sobre elas. Por isso, parece altamente improvável que qualquer coisa que as senhoras estivessem segurando, incluindo o curto manto da Rainha, ficasse manchado de sangue.

Outra razão para questionar a autenticidade do item é que a Coroa resgatou ‘essas jóias e o vestuário da falecida Rainha na Torre’, pouco depois de sua morte. Todos seus objetos de valor, tais como seus colares, capelos e anéis formavam essa coleção. O arminho, usado apenas pela realeza, era muito caro e por isso é razoável supor que seu manto fosse direto para o guarda-roupa real, sendo usado pelas esposas posteriores de Henrique VIII.

Embora certamente seria emocionante que o tippet manchado de sangue fosse uma peça contemporânea usada por Ana Bolena, é quase certamente necessário categorizá-lo como uma farça. Os únicos artefatos credíveis associados com Ana Bolena expostos na exibição vitoriana de 1890 foram ‘uma carta escrita por Ana a Thomas Cromwell em 8 de março de 1534 com sua assinatura’ e uma medalha, cunhada em 1534. Os outros artefatos eram falsos ou ligados a Ana através de tradições, e não registros históricos sólidos.

 Traduzido do artigo ‘Anne Boleyn’s “tippet of ermine with
marks of blood on it”’, escrito por Barbara Parker Bell.

Anúncios

2 comentários sobre “O manto com o sangue de Ana Bolena

  1. Interessante o texto… é uma pena que tenha tão poucos artefatos associados à essa época e à Ana. A carta de Ana para Thomas e a medalha estão expostas em algum lugar? A medalha é a moeda do “the moost Happi”? E o diário dela? Existe e é autentico? Adoraria ver de perto algo que pertenceu à ela e ter certeza disso.

    Abraço e obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s