John Neville, o segundo marido de Catarina Parr

John Neville,

No verão de 1533, por volta da época da coroação de Ana Bolena, John Neville, Lorde Latimer, casou-se com a viúva Lady Borough, Catarina Parr. Aos quarenta anos, Lorde Latimer tinha o dobro da idade de Catarina, já havia enviuvado duas vezes e tinha dois filhos, John e Margaret.  Dizia-se que cada viúva do Norte queria sua mão, pois Latimer tinhas terras em Richmondshire e várias mansões perto de Londres.

Desde o início do casamento Catarina tentou ser uma boa esposa, e sua afeição por seu marido cresceria a uma profundida suficiente para que ela escrevesse seu nome no interior do seu exemplar do Novo Testamento, que ficou com ela até sua morte. Catarina também tentou ser uma boa madrasta para seus enteados; um traço que ela voltaria a mostrar em seu terceiro casamento, com o rei Henrique. Catarina continuaria a ter um bom relacionamento com seus ex-enteados, Margaret e John, mesmo depois de rainha: ela chamou Margaret e Lucy, esposa de John, para serem sua dama de companhia. Em seu testamento feito em 1545, Margaret escreveu:

‘Jamais consegui apresentar a Sua Graça [Catarina] agradecimentos suficientes pela divina educação e terno amor e imensa bondade que encontrei nela.’

Latimer era um defensor da velha religião e era radical contra o divórcio e o novo casamento do rei. Em 1536, uma multidão apareceu perante a casa de Latimer, ameaçando caso ele não se juntasse aos rebeldes. Ele foi arrastado para junto da multidão, e história conflitantes se Latimer era ou não um rebelde começaram a chegar a Cromwell e ao rei, em Londres. Caso ele fosse considerado culpado de qualquer tipo de traição, suas propriedades seriam confiscadas, deixando Catarina e seus enteados sem um tostão. O próprio rei escreveu ao Duque de Norfolk para certificar-se de que Latimer condenaria o líder dos rebeldes e que ‘se submeteria a nossa clemência’. Latimer estava feliz em obedecer, e em novembro de 1536, ajudou a garantir a anistia para os insurgentes.

The Beginning of the Pilgrimage of Grace Lincoln, 1537; por Andrew Benjamin Donaldson.Em janeiro de 1537, Catarina e seus enteados foram mantidos reféns durante a revolta do Norte, liderada por Sir Frances Bigod. Os rebeldes saquearam a casa e mandaram a dizer a Lorde Latimer, que estava retornando de Londres, que se não voltasse imediatamente, mataria a sua família. Chegando ao castelo, Latimer convenceu a liberar sua família e irem embora, mas as consequências tivessem sido desgastantes para toda a família.

Após a execuções dos rebeldes, a família mudou-se para o sul. Embora tenha sido inocentado das acusações, a reputação de Latimer, que refletia em Catarina, foi manchada para o resto de sua vida. Após a queda de Cromwell, em 1540, Latimer recuperou um pouco de sua dignidade, tendo participado do Parlamento. A atmosfera da corte era muito diferente das propriedades rurais; foi apenas na corte que Catarina pode encontrar as últimas tendências, não só em questões religiosas, mas em assuntos tais como moda e jóias, que ela amava.

Depois de uma fatigante vida de loucuras políticas, Lorde Latimer morreu em 2 de março de 1543. Em seu testamento, nomeou Catarina como guardiã de sua filha, Margaret, dando-lhe também várias propriedades e dinheiro.

Embora tivesse considerado voltar para o norte como uma viúva rica, Catarina aproveitou a amizade que sua mãe tinha com Catarina de Aragão para aproximar-se de Maria Tudor. Rapidamente, Catarina fazia parte da equipe da Maria, e foi lá que chamou a atenção do rei. Apesar de ter começado uma amizade romântica com Sir Thomas Seymour, o irmão da falecida rainha Jane Seymour. No entanto, o rei pediu-a em casamento, e em 12 de Julho de 1543, menos de cinco meses após a morte de seu segundo marido, Catarina Parr casava-se com o rei Henrique VIII.

Bibliografia:
FRASER, Antonia. As Seis Mulheres de Henrique VIII. Tradução de Luiz Carlos do Nascimento e Silva – 2º Edição – Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
Family of Queen Katherine Parr: Sir John Neville, 3rd Lord Latimer‘. Acesso em 12 de Maio de 2014.
Lord Latimer‘. Acesso em 12 de Maio de 2014.
Catherine Parr‘. Acesso em 12 de Maio de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s