Anne Gainsford, dama e amiga de Ana Bolena

Gainsford (2)

Anne Gainsford nasceu em Crowhurst, Surrey. Sua data de nascimento é desconhecida, mas sabe-se que ela morreu em 1590. Filha de John Gainsford e sua segunda esposa, Anne Hawte, Anne tinha uma irmã chamada Maria. Anne juntou-se à equipe de Ana Bolena por volta de 1528, e as duas mulheres tornaram-se amigas íntimas.

Um sinal de sua amizade foi que Ana emprestou a Anne sua cópía do livo ‘A obediência de um homem cristão’, de William Tyndale – um livro proibido na Inglaterra, pois atacava o poder papal em favor do poder do governante secular, isto é, o rei. Depois de ter tomado o livro emprestado, Anne emprestou-o para seu pretendente, George Zouch;que teve o livro roubado por Richard Sampson, um deão da Capela Real, que o passou ao Cardeal Wolsey. Ana poderia ter ficado em sérios apuros, mas ao invés de ficar irritada com sua amiga, Ana foi falar com o rei para reclamar sobre o confisco. Depois de devolvido, Ana convencera Henrique ‘com a maior ternura’a ler o livro. O rei ficou impressionado, dizendo que ‘com a ajuda da virtuosa senora (…) seus olhos se abriram para ver a verdade’, e que era um livro ‘a ser lido por mim e por todos o reis’.

Naquele momento Henrique estava tentando, sem sucesso, obter uma anulação do papa para o seu casamento com Catarina de Aragão, e acredita-se que este livro influenciou muito sua decisão de separar-se da Igreja Católica. Tyndale, porém, se opôs ao divórcio de Henrique. Ele mais tarde foi executado.

Outro caso famoso envolvendo Anne foi quando Ana mostrou a ela uma espécie de livro de profecias que havia sido deixado em seu apartamento. Na página que estava aberta havia uma figura masculina marcada com um ‘H’ e duas figuras femininas rotuladas com ‘K’ e ‘A’ – a figura ‘A’ estava sem cabeça. Quando Anne viu o livro, comentou que se achasse que aquilo fosse verdade, não casaria com o rei nem que ele fosse um imperador. Ana, no entanto, rejeitou sua opinião dizendo que:

‘Eu acho que o livro é um falsete, e ainda que eu tenho a esperança de que o reino fique feliz por minha causa, eu estou decidida a tê-lo (o rei) apesar de tudo o que possa acontecer comigo’.

Possível Anne Gainsford, retrato de Hans Holbein.Quando Ana finalmente tornou-se Rainha em 1533, Anne passou a servi-la como dama de companhia. Nesse mesmo ano, ela casou-se com seu antigo pretendente, George Zouch, e diz-se que o casal teve oito filhos. Três anos após seu casamento, Anne foi forçada a testemunhar contra a rainha em seu julgamento. Após a execução da rainha, Ana serviu a sua rival e sucessora, a Rainha Jane Seymour.

Anos depois, George Wyatt, neto do poeta Thomas Wyatt, decidiu a escrever uma biografia de Ana Bolena, sua principal fonte foi Anne, que morreu por volta de 1590.

Bibliografia:
FRASER, Antonia. As Seis Mulheres de Henrique VIII. Tradução de Luiz Carlos do Nascimento e Silva – 2º Edição – Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
HAOT, Georgia. ‘Anne Gainsford‘. Acesso em 24 de Maio de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s