O nascimento ordinário de um homem extraordinário

'The Baptism of Henry VIII, 1491', por Mather Brown em 1794.

No dia 28 de junho de 1491, no Palácio de Greenwich, um menino nasceu. No entanto, houve pouco alarde no anúncio do que viria a ser um dos monarcas mais famosos e notórios da Inglaterra, pois o bebê que nasceu naquele dia seria o futuro rei Henrique VIII. Na verdade, o nascimento de Henrique foi tão insignificante que sua avó, Lady Margaret Beaufort, fez apenas uma menção do evento e ainda corrigiu a data mais tarde. No entanto, isso pode ser perdoado: Henrique era o terceiro filho de Henrique VII e sua rainha consorte, Elizabeth de York, tornando-o dinasticamente sem importância.

Henrique nasceu, na realidade, no Palácio de Placentia, uma parte de Greenwich que, como muitos palácios Tudor, foi demolida no século 17. De acordo com Alison Weir, ‘o antigo Palácio de Placentia havia sido reconstruído por volta de 1500, e era uma das residências principais mais magníficas da Dinastia Tudor. Tinha em torno de três grandes pátios, era de tijolos vermelhos com grandes janelas, rodeado por magníficos jardins e pomares e suntuosamente decorados e equipados por toda a parte’.

Após o nascimento de Artur e antes do nascimento de Henrique, houve outro nascimento importante: a filha mais velha, Margaret, em 28 de novembro de 1489. Tanto ela quanto o príncipe Artur não só tem suas datas de nascimento meticulosamente gravados, mas também a hora de seus nascimentos. Qualquer filho ou filha que viesse para a nova dinastia depois do casal seria algo como um bônus: sem dúvida, o rei e a rainha deram um suspiro de alívio ao ver o sexo da criança, mas uma vez que eles já tinha um herdeiro, Henrique não era nada mais do que uma peça de reposição e negociação.

Poucos dias após seu nascimento, Henrique foi batizado na chapel of Friars Observant. O batismo do bebê foi conduzido por Richard Foxe, Bispo de Exeter, e foi realizado com o protocolo real em mente. De acordo com ‘The Ryalle book’, isso incluía um palco e uma copa decoradas com tecidos luxuosos, bem como soar de trombetas para anunciar a ocasião. Poucos se preocuparam com o batismo do príncipe. Nenhum poeta ou cronista contemporâneo parece ter feito algum registro escrito.

Artur, o irmãos mais velho, estava sendo instruído especificamente para a realeza, longe de seus irmãos. Alternativamente, no início de sua vida, Henrique foi cercado pela influência feminina de sua mãe e irmãs. A educação formal foi introduzida quando ele fez seis anos de idade com um poeta talentoso, John Skelton, tornando-se seu principal tutor.

A instrução teológica de Henrique foi considerada muito importante e ele desenvolveu um profundo interesse em filosofia e teologia. Sua aprendizagem neste campos seguiu a tendência do pensamento humanista. Embora seja muito debatido, alguns historiadores acreditam que, enquanto Artur passava por um treinamento para o trono, Henrique estava sendo preparado para um papel de grande visibilidade dentro da Igreja. O sonho do rei Henrique VII, pelo que parece, era unir a coroa e a Igreja dentro de sua família. Este sonho foi desfeito em 2 de Abril de 1502, quando o príncipe Artur morreu e, aos dez anos de idade, Henrique tornou-se herdeiro do trono.

Bibliografia:
WHELLER, Julie. ‘The Birth of Henry VIII‘. Acesso em 1 de Novembro de 2013.
The Ordinary Birth of an Extraordinary Man.‘ Acesso em 1 de Novembro de 2013.

Anúncios

Um comentário sobre “O nascimento ordinário de um homem extraordinário

  1. My brother recommended I might like this blog. He used to be entirely right.
    This post truly made my day. You can not believe simply how much time I had spent for this info!
    Thank you!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s