Catarina Howard, a terceira madrasta de Elizabeth

Henrique era apaixonado por Catarina Howard. Os dois se casaram em 28 de Julho, poucas semanas depois do casamento do rei e Ana de Cleves ser dissolvido. Henrique banhou sua jovem noiva com presentes, vestidos, jóias, e fazia tudo o que ela queria. O rei comemorou seu casamento com a cunhagem de novas moedas de ouro e também concedeu-lhe proteção política, passando pelo parlamento a Lei da Rainha Consorte, de 1540, legislação essa que permitia a Rainha ‘agir como uma mulher única, sem o consentimento do Rei’.

Mas Henrique não era o único encantado com sua nova esposa. Elizabeth, de sete anos de idade, também estava. Quando Catarina foi reconhecia publicamente como rainha, ‘ela ordenou diretamente que a princesa Elizabeth fosse colocada de frente a ela na mesa, porque ela era de seu próprio sangue e linhagem’. Em todos os compromissos públicos que continuavam a celebração do casamento, Catarina ‘deu a senhorita Elizabeth o lugar de honra mais próximo a  sua pessoa’, porque, de acordo com Gregorio Leti, ‘Elizabeth era sua prima’. Elizabeth Bolena, mãe de Ana Bolena, era irmã de Edmund Howard, pai de Catarina, de modo que elas eram primas de primeiro grau.

Catarina não só favorecia Elizabeth quando elas estavam no mesmo palácio, mas também fazia questão de que se encontrassem. Baseado nas contas escritas pelo Master os Barge, foi mostrado que, em 5 de maio de 1541, Catarina combinou com Elizabeth que ela fosse levada de Suffolk Place para Chelsea onde ela, Catarina, pretendia se juntar a ela em 6 de maio.

Além da atenção, Catarina também dava muitos presentes a Elizabeth, como é mostrado nos registros de novembro de 1541. Os registros mostram que Catarina deu uma jóia ‘a senhora Elizabeth, a filha do rei… sendo de pouco valor’. Independente do valor, foi um gesto amável. Catarina também deu a Elizabeth ’23 pares de contas’, marcados como ‘dados pela Rainha a Senhora Elizabeth, filha do rei.’

Catarina foi presa em Hampton Court, e foi levada para a Torre em 11 de fevereiro de 1542; sendo executada no dia seguinte. Registros não sobrevivem das reações de Elizabeth sobre a perda repentina de quaisquer de suas madrastas. Elizabeth era muito jovem para ser muito afetada pela morte de Jane Seymour, e ela continuou em contato com Ana de Cleves. Mas qual foi o impacto da execução de Catarina Howard, quanto Elizabeth tinha oito anos? De acordo com Larissa J. Taylor-Smither, que escreveu o artigo ‘“Elizabeth I: A Psychological Profile”, ‘o choque da execução de Catarina Howard teria sido mais imediata, pois mesmo que Elizabeth não estivesse especialmente próxima de sua jovem madrasta, o súbito sumiço de Catarina deve pelo menos ter tido um efeito poderoso em seu subconsciente’.

Bibliografia:
The Third Step-Mother to Elizabeth, Catherine Howard‘. Acesso em 13 de Janeiro de 2014.

Anúncios

12 comentários sobre “Catarina Howard, a terceira madrasta de Elizabeth

  1. Deve ter sido horrível pra Elizabeth saber que duas mulheres de sua família foram executadas “por causa” do casamento, não é à toa que ela depois não quis se casar…

  2. Pobre Liz, pobre Catherine, jovem e linda, casada com um velho horroroso, semi-aleijado e já exibindo laivos da loucura que se mostraria full-force no final de sua vida.

  3. Muito triste a história de Catarina. Mas a história de Elizabeth, apesar de gloriosa, sempre me remete a uma personagem forte, inteligente, porém muito solitária.

  4. Não sabia que Catarina tivera tanta deferência em delação a Elizabeth, apesar de achar a postura da Parr a mais adequada, é uma grata surpresa. Catarina poderia ter tido uma vida muito diferente.

    • Sim. Mas tem alguns relatos dela ser uma pessoa bem amigável. Por exemplo, quando ela ‘descobriu’ que tinha uma idosa presa na Torre de Londres no inverno, ela mandou fazer roupas e entregar pra ela :)

  5. Teria sido muito interessante a série The Tudors ter mostrado algumas cenas relativas a esta aproximação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s