A caça de Ana Bolena

Ana Bolena por artista desconhecido,  final do século XVI

‘Na Torre tudo era feito de acordo com ordens e instruções. E ninguém encomendara um caixão. O rei, que havia coberto sua amada de jóias, rendas, brocados e veludos, que a coroou quando ela o satisfazia e que a matou quando ela o desgostou, não cuidou, sequer, de proporcionar-lhe um enterro decente.’

(LOFTS, 1976)

A execução de Ana Bolena foi realizada em 19 de maio de 1536. Embora o carrasco de Calais tivesse sido chamado antes que houvesse um julgamento que considerasse a rainha culpada, ninguém cuidou de um enterro apropriado para Ana Bolena.

Quando a espada francesa decepou Ana Bolena, suas damas angustiadas amarraram um pano no corpo e na cabeça da falecida rainha e enterraram-na em uma caixa de flechas dentro das paredes da Capela de St. Peter ad Vincula. Mas por que Ana Bolena foi enterrada em uma caixa de flechas? Teria sido porque era o único lugar disponível, ou poderia ter um simbolismo por trás disso?

Durante seu tempo como noiva de Henrique VIII, Ana Bolena foi regada com magníficos presentes. Como Retha M. Warnock escreveu em seu livro:

‘Ao longo de 1535, Henrique continuou a comprar presentes para ela, muitas vezes para sua diversão como, por exemplo, um eixo, arcos, flechas, e uma luva para arco e flecha em maio. Arco e flecha era um esporte que ela parece ter apreciado, pois arcos adicionais foram comprados para ela’

Henrique VIII adorava caçar e Ana Bolena compartilhava sua paixão. Mas Henrique adorava caçar e também tem um significado simbólico – ele gostava de perseguir damas de corte. Ele perseguiu Ana Bolena por quase um ano antes de ela finalmente se render e concordar em ser sua esposa (depois do divórcio com Catarina de Aragão). Por todo ano, ele tinha sido atingido ‘com as flechas do amor’.

O amor de Henrique para com Ana Bolena lhe causou muitas frustrações. Ele foi consumido com uma paixão que foi alimentada com a recusa de Ana. Ele queria ela e nenhuma outra mulher, mas ela estava jogando por seu próprio benefício, ou talvez ela esperava que o rei esquecesse sobre ela e encontrasse uma nova amante. Em qualquer caso, quando Ana se retirou da sua vida na corte, i o rei estava ansioso para tê-la. Em uma de suas cartas, ele escreveu:

‘(…) para causar-lhe ainda mais frequente lembrança de mim, mando-vos por este mensageiro um gamo morto pelas minhas mãos a noite passada, e espero que comendo-o pensareis no caçador.’

O significado simbólico da caça também desempenhou um papel enorme na corte de Henrique. Quando o ardente admirador de Ana, o poeta Thomas Wyatt, percebeu que o rei também estava atrás da afeição de Ana, este recusou e escreveu um poema comparando sua amada Ana Bolena com um cervo.

Quem quer ir à caça? Eu sei onde está uma corça.
Mas, de minha parte, ai de mim, já não posso
Este trabalho vão cansou-me cruelmente:
Eu sou um dos último chegados
E contudo o meu espírito lasso não pode desprender-se
Da sua presa, enquanto ela foge (…)
Em redor do seu colo, em letras de diamante
está claramente escrito:
Noli me tangere, porque eu sou de Cesar
E difícil de reter, embora pareça domesticada.

Estátua de bronze de ApolloHenrique VIII era um caçador literal e simbolicamente. No momento da coroação ode Ana em 1533, o artista Hans Holbein foi contratado para produzir um quadro para a procissão onde Henrique VIII era descrito como Apollo, sentado sobre um estrado rodeado por Musas.  Será que ele o rei quis fazer uma última piada cruel com sua outrora amada Ana Bolena? É realmente triste que uma mulher tão notável acabou enterrada em uma cova sem marcação, dentro uma caixa de flechas.

Bibliografia:
LOFTS, Norah. Ana Bolena – o amor de Henrique VIII. Tradução de C. E. Schleier. – São Paulo: Edições MM, 1976.
ZUPANEC, Sylwia S. ‘Dlaczego Anna Boleyn została pochowana w skrzyni na strzały?’. Acess: 03 jul 2013.
HACKETT, Fracis. ‘Henrique VIII’. Tradução de Carlos Domingues. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti Editores.
Guest Post with Robert Parry, author of The Arrow Chest & Giveaway‘. Acess: 03 jul 2013.

Anúncios

3 comentários sobre “A caça de Ana Bolena

  1. esplendido texto! muito bem montado! um artigo rico e realmente interessante! seu trabalho aqui e notavel e muito admirado! bj

  2. Impressionada, assim como com todos os outros artigos, especialmente o que diz o significado da escolha da espada para a decapitação de Ana Bolena! Rico trabalho!

  3. Eu estava divagando sobre isto… Ana Bolena teria sido uma longa caçada para Henrique. Quando ele conseguiu tomá-la e não se sentiu satisfeito, ele a matou. Matou sua presa e a enterrou numa caixa de arcos. Ah, é apenas uma poetização de minha cabeça. Essa história mexe comigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s