Contrato assinado por Henrique VIII que ajudou a fundar a Bolsa de Londres está à venda

1409140334984_wps_1_BNPS_co_uk_01202_558833_P

Um documento de 500 anos assinado pelo rei Henrique VIII como uma concessão de um empréstimo que, em última análise, ajudou a fundar a London Stock Exchange está à venda por £65,000 (por volta de R$241.615,521 reais). Dirigida a John Heron, Tesoureiro, Henrique informa um empréstimo de £637 soberanos 10 xelins – aproximadamente R$14 milhões de reais, atualmente – para o comerciante de tecidos Richard Gresham. O empréstimo permitiu que Gresham, membro do parlamento, fundasse a House of Gresham – uma das mais célebbres casas mercantis e financeiras do século 16.

Seu filho, Sir Thomas Gresham, aumentou ainda mais a fortuna da família quando, em 1571, fundou a Royal Exchange na cidade de Londres – a primeira bolsa de valores do país e principal pontapé na construção de empresas modernas na Inglaterra.

Asssinado por Henrique VIII como “Henry R” em 1513, quando estava a apenas quatro anos no poder, ele também ordenou que o pagamento fosse adiado por dois anos após receber garantias de Gresham de que a Coroa seria paga.

Na época do empréstimo, Gresham tinha 29 anos de idade e era um grande comerciante de tecidos na Antuérpia. Uma figura muito influente, ele atuou como Lorde Prefeito de Londres, como membro do Parlamento e um grande financiador da Coroa.

 Royal Exchange, na cidade de Londres O documento de pergaminho de 505 anos de idade, feito de pele de bezerro, fazia parte da coleção de Sir Thomas Philipps, que tinha a maior coleção de manuscritos do século 19. Seu único e maior rival era a Biblioteca Britânica – um testemunho do valor de sua coleção. O documento surgiu pela primeira vez à venda em 1970, tendo passado pelas mãos de vários colecionadores particulares. Agora, ele está sendo vendida por antiquário de Bristol.

Fonte: Daily Mail

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s