Ana de Cleves e seu relacionamento com Catarina Howard

Outras mulheres no passado podem ter sido postas de lado ou sido obrigadas a se afastarem, a começar pela primeira rainha desta mesma corte, mas nenhuma se afastou elegantemente, como se fosse um gesto coreografado em uma mascarada, e continuou sua dança em outro lugar’.

(GREGORY, 2009, pág. 315)

Após o divórcio do rei Henrique VIII de Ana de Cleves, a ex-rainha passou a ser uma das primeiras damas do reino, estando apenas abaixo dos membros da família real. Um dos aspectos bizarros deste acordo deve ter sido suas visitas na corte.

No Ano-Novo de 1541, exatamente um ano após o desastroso primeiro encontro de Ana com o rei, ela vinha pela primeira vez na corte como Irmã do rei, e não como sua esposa. Ela já despachara seus presentes para a ocasião: dois enormes e magníficos cavalos ajaezados de veludo lilás. Curiosamente, Ana parecia decidida, de acordo com Antonia Fraser, a ‘nunca sair da cabeça [do Rei], ainda que ficasse temporariamente longe dos olhos’. Por exemplo, um dos presentes de Ana ao rei foi um Livro de Horas iluminado à mão, o Hore ad usum Sarum, impresso na Alemanha por volta de 1533. É possível ler, no final do livro, a dedicatória escrita pela mão de ANa:

Peço humildemente a Vossa Graça que ao ver a presente se lembre de mim. De Vossa Graça indubitavelmente, Ana, filha de Cleves.

A nova rainha do rei, Catarina Howard, antiga aia de Ana, foi instruída sobre como se portar com sua antiga patroa. Mas Ana sabia exatamente o que fazer. Ela fez uma forte reverência e insistiu em se dirigir à Rainha se ajoelhando, ‘como se fosse simplesmente a mais insignificante das donzelas’. Ela parecia tão alegremente despreocupada ‘como se nada tivesse acontecido entre eles’.

Catarina ficou constrangida, assim como Henrique, que saudou Ana calorosamente convidando-a para a ceia. O rei era muito agradável com aqueles que se curvavam à sua vontade, desse modo, ele estava preparado para ficar nos melhores termos com Ana. De fato, ambos estavam tão felizes na companhia um do outro que, em agosto, começaram a surgir rumores de que ele estava prestes a restaurá-la em sua posição anterior.

Ana de Cleves, com vinte e cinco anos, encerrou a noite dançando com a pequena Catarina Howard, que contava com menos de vinte anos, enquanto o rei, de cinquenta anos, ia mancando para a cama, porque sua perna estava doendo. No dia seguinte, os três, o rei, a rainha e a ex-rainha almoçaram todos juntos outra vez, com ‘muita conversa, distração e alegria’, como se fossem uma família.

Como sabemos, Henrique mostrava seu amor por Catarina regando-a com presentes caros, condizente com uma rainha. A extravagância do rei deixou Catarina tonta de prazer, pois ela nunca havia conhecido tal generosidade, e ela ficava feliz em repassar seus presentes para outras pessoas – inclusive Ana de Cleves, que ganhou jóias e cães da nova esposa do rei.

Bibliografia:
GREGORY, Philippa. A herança de Ana Bolena. Tradução de Ana Luiza Dantas Borges. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009.
HACKETT, Fracis. ‘Henrique VIII’. Tradução de Carlos Domingues. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti Editores.
FRASER, Antonia. As Seis Mulheres de Henrique VIII. Tradução de Luiz Carlos do Nascimento e Silva – 2º Edição – Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
Documentário ‘The Six Wives of Henry VIII’, escrito por David Starkey, emitido no Channel 4 de 10 de setembro de 2001 a 1 de outubro de 2001.

Anúncios

5 comentários sobre “Ana de Cleves e seu relacionamento com Catarina Howard

  1. É bastante estranho pensar que isso realmente aconteceu pois nenhuma das duas tinha motivos para gostar da outra, penso que se trata somente de cordialidade. Também penso que era uma estratégia de Ana agir desse modo com a nova rainha e o ex marido, pois ela sabia que ficaria tudo bem enquanto ela estivesse na graça deles.

  2. Mulher inteligente e sabedora das intrigas e acordos da corte, agiu dessa forma, tanto é, que foi a única a sobreviver a todas as outras.

  3. Ana de Cleves era muito elegante mesmo… Soube manter sua cabeça em cima do pescoço…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s