O casamento de Henrique VIII e Catarina Parr foi consumado?

‘Henrique já não procurava excitação, nem sexual nem outra. O que queria era uma companheira calma e sensata – alguém que pudesse acalmar os seus cada vez mais frequentes ataques de mau gênio, acalmar as dores dos seu vários padecimentos e obedecer-lhe sem o questionar.’

(LOADES, 2010, pág. 149)

Muitos foram os rumores sobre a impotência do rei durante seu casamento com Ana de Cleves. Apesar disso, Henrique contou a seu médico, William Butts, que tinha tido ‘duas polutiones nocturnas in somno’, ou seja, duas ejaculações noturnas, e que ele acreditava ‘ser capaz de praticar o ato com outras mas não com ela’. Após seu divórcio com Ana de Cleves e o fim do seu casamento com Catarina Howard, o rei finalmente se casaria pela sexta e última vez.

Catarina Parr, ao trinta e um anos, tinha sido viúva duas vezes, e era uma madrasta experiente. No entanto, o rei de cinquenta e dois anos estava à procura de uma esposa, não uma enfermeira ou dona de casa. Henrique queria uma companheira para sua cama, que poderia lhe fornecer herdeiros e poderia encarar o papel de rainha Consorte.

Após seu casamento, Catarina se mudou para um pequeno quarto ao lado do rei, deixando seus aposentos de rainha ‘e salientando o fato de que se deve partir do pressuposto de que muitos homens que estejam na sexta esposa devem precisar de uma enfermeira’. Durante o sexto casamento, as referências a um provável ‘Duque de York’ desapareceram; no entanto, as cortinas em volta da cama do casamento de Henrique VIII e sua última esposa permanecem firmemente fechadas

De acordo com a autora Linda Porter, ‘tratava-se, sem dúvida, de uma relação sexual’. Para Robert Hutchinson, Catarina ‘tão pouco esqueceu as suas outras responsabilidades’: alguns dos primeiros artigos encomendados depois do casamento foram dez metros de ‘damasco negro para um vestido de noite”, e ‘para fazer um vestido de noite de cetim negro com duas mangas borgonhesas bordadas e bordejadas a veludo’. Susan E. James acredita que ‘embora ocasionalmente impotente, o rei consumou seu casamento’.  Em 13 de Julho, Catarina encomendou perfumes para o seu quarto de dormir em Hampton Court ao boticário da corte. A rainha também tomava banhos de leite para manter sua pele macia. Ela claramente estava determinada a deixar seu corpo e quarto tão atraentes quanto possível.

Após seu desastroso casamento com Catarina Howard, Parr reconhecia a necessidade do rei amor e atenção. Henrique e Catarina compartilhavam de muitos interesses, como caça, tiro com arco, mascaradas e livros.  Ela costumava colocar a perna ferida do rei em seu colo, ou ela mesma sentava no colo do rei. O rei gostava da dança de Catarina e os dois amavam música; eles também trocaram muitos presentes.

Apesar de não termos nenhuma resposta exata se o casamento de Henrique e Catarina foi ou não consumado, o fato é que o próprio Henrique não descartou a possibilidade de ter filhos com sua sexta esposa. No Ato de Sucessão de 1544, ele  situa os filhos que pudessem ser gerados por ele e Catarina logo depois do príncipe Eduardo na linha de sucessão, e antes de Maria e Elizabeth.

‘E pelo grande amor, obediência, castidade de vida e sabedoria existentes em nossa esposa e rainha Catarina, legamos a ela três mil libras de prata, jóias, e os trajes que lhe agrade guardar entre os que já possuímos…

E na falta de prole legítima de nosso filho príncipe Eduardo, determinamos que, após a morte de nós ambos, a dita coroa imperial deverá ser plenamente transferida aos herdeiros de nossa esposa muito amada, Catarina, que agora existe’.

Bibliografia:

LOADES, David. As Rainhas Tudor – o poder no feminino em Inglaterra (séculos XV – XVII). Tradução de Paulo Mendes. Portugal: Caleidoscópio, 2010.
HUTCHINSON, Robert. ‘Os últimos dias de Henrique VIII’. Tradução de Gonçalo Praça. Portugal: Casa das Letras, 2010.
FRASER, Antonia. As Seis Mulheres de Henrique VIII. Tradução de Luiz Carlos do Nascimento e Silva – 2º Edição – Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
GEORGE, Margaret. Autobiografia de Henrique VIII. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
JAMES, E. Susan. ‘Katharine Parr‘. Acesso em 16 de Fevereiro de 2014.
PORTER, Linda. ‘A love match?‘. Acesso em 16 de Fevereiro de 2014.

Anúncios

6 comentários sobre “O casamento de Henrique VIII e Catarina Parr foi consumado?

  1. A pancada na cabeça, recebida em uma contenda festiva com o rei da França; a perna ferida, que o atormentou por mais anos e a sífilis, com certeza atrapalharam a potencia de Henrique, no entanto sua determinação e obsessão sobre herdeiros para o trono deve ter sido um incentivo à mais para que sempre tentasse novos filhos.

  2. I believe the marriage was at least consummated, even if Henry didn’t visit Kateryn’s bed often. Henry’s will provided for any childrenhe might have with Kateryn, so he seems to have believed a pregnancy was at least possible. However, we know from the testimony at George Boleyn’s trial that he was having problems with impotency even as far back as 1536, and he doesn’t appear to have been as lustful for Kateryn Parr as he was for Katheryn Howard.

    Eu acredito que o casamento foi consumado pelo menos , mesmo que Henry não visitar a cama de Kateryn muitas vezes . A vontade de Henry prevista qualquer children Henry possa ter com Kateryn , por isso ele parece ter acreditado uma gravidez era pelo menos possível. No entanto, sabemos a partir do testemunho no julgamento de George Boleyn que ele estava tendo problemas com a impotência , mesmo já em 1536, e ele não parece ter sido tão luxurioso para Kateryn Parr como ele era para Katheryn Howard.

    • Esse post é sobre o relacionamento dela com Henrique. Mas acredito que Seymour achava ela no mínimo agradável, já que ele foi o 4° marido dela e o único que conseguiu engravida-lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s