A espera da coroação da Rainha Jane

Annabelle Wallis como Jane Seymour e  Jonathan Rhys Meyer como Henrique VIII na série 'The Tudors'

Catarina de Aragão dividiu uma magnífica coroação com Henrique VIII em 1509; Ana Bolena recebeu uma grandiosa coroação, somente sua, em 1533, com festivais que duraram vários dias. Assim que seu casamento se tornou público, Jane Seymour também esperava ter sua coroação – ela e Henrique já tinham falado sobre os arranjos antes mesmo do casamento. De acordo com Chapuys, que escreveu dias antes da execução de Ana Bolena, a coroação de Jane:

‘será celebrada com grande solenidade e pompa; é a intenção do rei, de acordo com que me disseram, fazer maravilhas, e ele já ordenou que um grande navio fosse construído, igual ao Bucentauro de Venice, para trazer a senhora de Greenwich para esta cidade’.

Como escreve Antonia Fraser, é significativo o fato de que foram logo feitos os preparativos para a coroação de Jane, pois havia um elo especial entre a coroação de uma rainha consorte e a probabilidade de que ela gerasse o herdeiro do marido. Na época do terceiro casamento do rei tinham corrido rumores de que ele jamais conseguiria procriar outra vez: ‘não havia receio da ocorrência de qualquer filho, qualquer que fosse o sexo’. Agora, os rumores desapareceram. Em vez disso, prosseguiram os preparativos para a coroação da rainha.

Foi ouvido que Jane estava muito animada com os planos para sua coroação e que ela esperava que tudo fosse rápido, para que fosse mostrado que ela era a rainha verdadeira de Henrique. Logo após o casamento, Henrique ordenou que os carpinteiros começassem a trabalhar no Palácio de Westminster para preparar a coroação de Jane. O rei queria fazer muitas modificações para mostrar sua nova rainha e, de acordo com registros, os carpinteiros estavam ocupados fazendo várias preparações, mas todas pararam abruptamente no fim do verão.

A coroação de Jane estava programada originalmente para o verão de 1536. Mas em 1 de Julho de 1536, Chapuys escreveu que ‘a Coroação desta rainha foi adiada para depois da festa de São Miguel [29 de Setembro]. Pessoas suspeitas acham que isso foi para ver se ela está grávida; e, se não, e existe o perigo dela ser estéril, ele pode tomar outra mulher’.

Ana Bolena estava grávida quando foi coroada, e Jane pode ter percebido que era esperado dela mostrar sinais de gravidez antes de sua coroação. No começo de setembro de 1536, a coroação de Jane foi mudada para 29 de Outubro, e ela novamente recomeçou os preparativos.  Mas com o aproximamento da data, o evento foi novamente adiado pois uma grave epidemia de peste chegou a Londres.

Esse foi grande choque para Jane, pois logo começaram rumores de que aquela não era a verdadeira causa do novo adiamento. Em agosto, Cromwell já tinha falado com Chapuys que Henrique duvidava que ele teria filhos com Jane. Essas dúvidas aumentaram na mente de Henrique e Chapuys informou, no começo de Outubro, que ‘a coroação desta rainha, que deveria ter acontecido no fim deste mês, foi adiada para o próximo versão. Muitos duvidam que ela acontecerá ao menos que hajam sinais de que ela está grávida’.

Em 21 de Dezembro de 1536, Jane recebeu uma péssima notícia. Seu pai, Sir John Seymour, tinha falecido. Ela não via seu pai a algum tempo, e ele tinha estado doente por muitos anos.  Anita Briem como Jane Seymour na série 'The Tudors'Sir John nunca recebeu nenhuma honra ou benefícios por causa do casamento de sua filha; todas as honras foram para seu filho mais vrlho, Eduardo, e é provável que Jane fosse mais próxima de seu irmão do que de seu pai. De acordo com David Loades, esse foi mais um motivo para o atraso de sua coroação: a morte de seu pai ‘exigia um período estabelecido de luto’.  Finalmente, em Fevereiro, Jane descobriu que estava grávida. ‘Tal não tinha impedido a coroação de Ana quatro anos antes, mas nessa altura não se estabeleceu uma comparação e a idéia da coroação foi abandonada discretamente.’.

Bibliografia:
FRASER, Antonia. As Seis Mulheres de Henrique VIII. Tradução de Luiz Carlos do Nascimento e Silva – 2º Edição – Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
LOADES, David. As Rainhas Tudor – o poder no feminino em Inglaterra (séculos XV – XVII). Tradução de Paulo Mendes. Portugal: Caleidoscópio, 2010.
NORTON, Elizabeth. ‘Jane Seymour: Henry VIII’s True Love’. Great Britain: Amberley Publishing, 2009.

Anúncios

6 comentários sobre “A espera da coroação da Rainha Jane

    • Por que bem feito Karen? Na minha visão, Jane não teve escolha a não ser ficar com o rei, igual Ana Bolena. Ele a perseguiu do mesmo jeito ;)

    • Um filho homem como esposa legitima foi sim, embora ele tenha tido um filho com sua amante Bessie Blount :)

  1. Jane Seymour foi a única que deu um filho homem legítimo, entretanto, este nem serviu para governar. A única que deu um filho descente para governar a Inglaterra foi Ana Bolena. Na verdade, Jane Seymour foi muito infeliz em sua trajetória política. Se envolveu em uma facção inescrupulosa , foi ativa na tragédia que executou Bolena, não conseguiu impedir a dissolução dos mosteiros(que era um projeto político de sua rival), apoio “aparentemente” a sucessão de layde mary para se beneficiar, foi obrigada a se vestir de forma simples para não despertar suspeitas e nem intrigas na corte, foi forçada a permanecer calada quando tentou opinar nos assuntos do estado. A mãe dela nunca esteve presente durante sua ascensão, já que Margarida Wentworth era prima carnal da mãe de Ana Bolena e foram criadas juntas ; Jane Não foi coroada; Com poucos dias de casamento o rei disse que tinha se precipitado; Era arrogante; tentou acabar com a memória de Ana bolena proibindo as roupas francesas… O que eu acho mais interessante é que enquanto Ana Bolena padecia na torre, ela desfrutava a sua vitória na casa de Nicolas carew e ainda estava sendo treinada por ele. Jane sabia que Ana Bolena era inocente em relação as suas culpas, por isso que ela foi tão cautelosa. Vale lembrar que antes de se tornar rainha ela tinha amizades masculinas, devido, a facção que ela era integrante e esbanjou roupas e joias luxuosas, depois, teve que mudar a postura, claro!! Ahh, ela dizia simpatizante de Catarina de Aragão, contudo, quando esta ainda estava viva, a “simpática” Jane já estava flertando com o rei!! Tanto esforço para nada!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s