Carta escrita por Catarina de Aragão para o Papa sobre seu divórcio está em leilão

Uma carta da primeira esposa de Henrique VIII, Catarina de Aragão, pedindo ao Papa para desconsiderar o seu divórcio está prevista para ser vendida por £35,000 (por volta de R$140 mil reais) em leilão. Na pequena carta, datada em 3 de Outubro de 1529, a rainha de origem espanhola pede a um cardeal ajuda para procurar ajuda do pontífice em bloquear a proposta do rei de anular seu casamento porque ela não tinha conseguido produzir um herdeiro masculino. A eventual recusa do papa Clemente VII em conceder o divórcio ao rei inglês levou a cisma com a Igreja Católia Romana, na qual Henrique nomeia-se Chefe da Igreja da Inglaterra.

Escrita em espanhol e dirigida a Franciwco de Quiñones, o Cardeal de Santa Cruz, Catarina fala sobre um tribunal eclesiástico em inente, onde ela foi convocada a comparecer e adverte sobre um possível rompimento de Henrique VIII com Roma. Ela insiste que foi posta de lado “sem justa causa, a não ser como, eu sinceramente acredito, por instigação de um inimigo completamente sem escrúpulos [Thomas Cromwell] que abusou do rei, meu senhor; o caso, se examinado sem paixões, mostrará claramente, eu espero, que a verdade e a justiça estão ao meu lado…”

Ela apela para o Papa Clemente para investigar e julgar seu caso, porque é “completamente inocente”. E adverte: “Posso assegurar-vos com toda a certeza que aqui [na Inglaterra] não há uma decisão que possa ser feita que não trará um grande mal no futuro”.

A carta está junto de outros itens 1.500 itens como cartas, autógrafos e manuscritos da realeza de celebridades que irão em leilão em Paris na próxima semana.Relacionadas com a Dinastia Tudor, também estão incluídas cartas de Maria Tudor, irmã de Henrique VIII; cartas de Maria Stuart e uma nota de tesouraria da rainha Elizabeth I.

Sylvie Robaglia, porta-voz da casa de leilão Ader-Nordmann, disse: “As cartas revelão o quão forte são essas mulheres. A carta de Catarina de Aragão é a peça central de nossa coleção. Nele, podemos ver ela defendo o trono para seus filhos; ela está se mostrando como mãe antes de ser rainha.”

Fonte: Daily Mail e The Guardian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s