A relação entre Ana Bolena e Catarina Howard

Ana Bolena, feito por Lisa Graves para o site 'History Witch'Muitos historiadores e biógrafos mencionam que Catarina Howard foi relacionada de alguma forma com Ana Bolena. Historicamente, els são unidas por um vínculo horrível – elas foram as duas únicas esposas de Henrique VIII que foram executadas. Catarina se casou com Henrique apenas quatro anos após a execução de Ana e, durante esses quatro anos, ele fora casado com outras duas mulheres (Jane Seymour e Ana de Cleves).

Catarina e Ana também eram primas de primeiro grau. O pai de Catarina, Lorde Edmund Howard, era o irmão da mãe de Ana Bolena, Lady Elizabeth Howard. Edmund e Elizabeth eram filhos de Thomas Howard, 2º Duque de Norfolk. No entanto, apesar de seus estreitos laços familiares, é muito improvável que Ana e Catarina se conhecessem. Ana nasceu entre 1501 e 1507, e pensa-se que Catarina nasceu por volta de 1521, de modo que a diferença de idade das duas seria de no mínimo 14 anos. Sabe-se que Catarina estava morando com a Duquesa de Norfolk na década de 1530, quando Ana era rainha; e só existe registro de Catarina na corte quando ela se juntou á comitiva de Ana de Cleves em janeiro de 1540, quase quatro anos após a morte de Ana.

A família Norfolk tinha um grande emaranhado de primos e, desde que Catarina era uma das muitas filhas de um filho mais novo pobre, sua situação era relativamente sem importância na década de 1530. Também é notável que o pai de Catarina não era um dos favoritos do rei, ao contrário de seu irmão. Talvez mais importante, Ana Bolena não gostava de seu tio Thomas Howard, o 3º Duque de Norfolk – ele era conivente, oportunista e arrogante. Isto talvez afetou seu relacionamento com seus primos de Norfolk.

O pai de Catarina, Edmund, era parecido com a maioria dos Howard, mas como um cortesão ele era basicamente confinado a ficar ao redor da corte, se destacando muito pouco. Foi só em 1531, sobre a influência de Ana Bolena, que ele ganhou o posto de Controlador de Calais. Entretanto, o salário não era suficiente para sustentar seus dez filhos e pagar suas dívidas.

Ao contrário de sua prima Ana Bolena, Catarina pouco se preocupava com política ou religião. seu único momento assertivo real veio no início da primavera de 1541, quando ela ajudou dois prisioneiros da Torre de Londres. Margaret Pole, Condessa de Salisbury, era filha de George, Duque de Clarence, irmão de Ricardo III. Idosa e presa na Torre, ela não tinha roupas adequadas para líder com invernos rigorosos. Catarina recebeu permissão para enviar roupas quentes para a mulher. Ela também pediu ao rei para perdoar Sir Thomas Wyatt, que estava preso por causa de sua associação com o desastroso casamento do rei com Ana de Cleves.

Quando soube dos casos que Catarina estava tendo com rapazes da Corte, o  rei primeiro se recusou a acreditar (ao contrário de seu comportamento anterior com Ana Bolena, quando ele estava muito disposto a acreditar nas acusações). O Duque de Norfolk, tão detestado por Ana Bolena, rapidamente mudou de posição ao acusar Catarina. Ele também falou contra sua sobrinha Ana Bolena – uma medida extra para salvar seu lugar na Corte e no favor real.

Catarina Howard, feito por Lisa Graves para o site 'History Witch'Ao contrário de Ana, que foi decapitada com uma espada, Catarina foi decapitada com um machado em um só golpe e enterrada na Capela de St. Peter ad Vincula, no mesmo lugar onde sua prima está enterrada. Catarina, diferente de Ana, tinha pouco controle de seu destino, não era uma mulher política e era mais um peão do que um jogador: era uma garota sem importância até o momento em que o rei colocou seus olhos nela. Quando perdeu o favor real, seu grande bando de amigos foram indecentemente rápidos em incriminá-la. Ninguém parece ter sentido pena dela. Ela era uma figura obscura antes de seu breve casamento, ninguém sabe exatamente quando ela nasceu e nenhuma imagem autêntica dela sobrevive – os dois últimos fatos lembram muito Ana Bolena.

Bibliografia:
MAHON, Elizabeth Kerri. ‘Scandalous Queens: Catherine Howard‘. Acesso em 26 de Janeiro de 2014.
LUCIE-SMITH, Alexander. ‘Anne Boleyn is the historians’ favourite, but her cousin Katherine has the sadder story‘. Acesso em 26 de Janeiro de 2014.
The Boleyn-Howard Connection‘. Acesso em 26 de Janeiro de 2014.

Anúncios

9 comentários sobre “A relação entre Ana Bolena e Catarina Howard

  1. Gostaria de ler um bom livro sobre o rei Henrique Vlll, já li diversos da escritora Filippa Gregory. Fico grato pela sugestão.

  2. Em certo aspecto, há tanta proximidade entre suas histórias que é até uma ironia as duas nunca terem se visto.
    Não consigo deixar de pensar o que Catarina achava da história da prima, se talvez nunca pensou que pudesse acontecer o mesmo com ela – talvez ela tivesse sido mais discreta e cuidadosa, então.

    • Concordo com você! É curioso que a maioria das escritoras aparentemente também pensam nisso, de modo que todos os romances que li sobre Catarina Howard ela é advertida repetidamente sobre a história de sua prima, sobre o que pode acontecer com ela caso o rei deixe de gostar dela.

    • Acho que as mulheres Bolena não tinham, uma vez que a maioria dos homens (se não todos) se deram bem na corte

  3. Hello! Me chama a atenção quando falam que Ana Bolena foi enterrada na capela de st. peter. Já vi uma publicação sua falando sobre o tumulo da Ana Bolena, mas no final das contas, é na Abadia, em St. Peter, ou realmente não se sabe do paradeiro do corpo da ana?

    • Então, a resposta para isso é meio longa. Existe um túmulo na St Peter com a inscrição de Ana Bolena, pois no século 19 eles estavam reformando a capela e encontraram vários corpos antigos enterrados lá. Este estava decepado, e depois de algumas pesquisas e uma exumação na época, eles chegaram à conclusão de que era Ana Bolena. Só que no relatório deles as características da mulher sem cabeça não são as mesmas da que conhecemos sobre Ana Bolena: por exemplo, eles descreveram a mulher como tendo um “queixo quadrado e cheio” (ao contrário de Ana) e tendo entre 25 e 30 anos (a maioria dos historiadores concordam que Ana Bolena teria 35 anos quando morreu). Você pode ler mais sobre isso aqui:

      http://boullan.org/2011/05/19/o-enterro-de-ana-bolena/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s