Justa explica como Charles Brandon subiu na corte de Henrique VIII

Charles Brando entrou para a história como um dos alpinistas sociais mais cruéis na Inglaterra Tudor, passando de um homem modesto para Duque de Suffolk e até mesmo se casar com a irmã do rei.

Agora, novos registros mostram como ele conseguiu ficar no favor real: sempre deixando o rei ganhar nas justas.

Emma Levitt, uma estudante de PhD da Universidade de Huddersfield, estudou os registros das pontuações das justas e elas mostram que, apesar de ser o melhor jogador da Inglaterra, Brandon sempre perdia para Henrique.

Levitt disse que estava curiosa sobre como Brandon alcançava tais favores reais, apesar de ter pouco ou nenhum envolvimento na guerra, teologia ou políticas – os lugares-comuns para se avançar na corte.

“A única coisa que ele usava eram os torneios. Isso é algo que foi completamente esquecido”, disse ela.

De acordo com Levitt, Brandon ganhava de todos nas justa, mas quando chegava a vez do rei, ele perdia.

Charles Brandon era o único filho sobrevivente de Sir William Brandon, porta-estandarte de Henrique Tudor na Batalha de Bosworth Field, onde foi morto por Ricardo III. Charles foi educado na corte de Henrique VII e se estabeleceu como um de seus favoritos: há registros que ele participou de justas para cerebrar o casamento de Maria Tudor, irmã de Henrique, com Luís XII da França. Quando Luís morreu, Charles viajou para negociar o retorno de Maria para a Inglaterra. Eles se casaram em 1515, para o desgosto do rei.

Levitt começou seu projeto olhando para como os homens exiviam sua masculinidade na Inglaterra Tudor, e estudou as pontuações das justas que ficam no Colégio de Armas, em Londres. Lá, estão todos os nomes dos jogadores, suas pontuações e seus machucados. O maior número de registros é do período elisaqbetano, mas ainda existem alguns dos torneios que aconteceram durante o reinado de Henrique VIII.

“Eles são efetivamente uma forma de quantificar o cavalheirismo e a humanidade”, disse Levitt.

E ela descobriu que Henrique VIII também era um hábil jogador.

“As pessoas imaginam qe ele só ganhava porque era rei, mas ele era muito bom”, disse ela. “As verificações das pontuações mostram que ele tinha uma técnica muito hábil para bater a lança no adversário”.

Depois de um acidente em um torneio em 1536, Henrique ficou incapaz de competir, levando a um declínio na sua saúde, o que teve implicações enormes para o final do seu reinado.

“O que você faz quando não pode mais saltar a cavalo e ser um homem? Como voccê mantêm sua masculinidade?”, disse Levitt. No caso de Henrique, ele levantou um exército e invadiu a França.

Fonte: The Telegraph

Anúncios

3 comentários sobre “Justa explica como Charles Brandon subiu na corte de Henrique VIII

  1. Justifica sua ira contra a França, uma vez que sua lesão ocorreu numa visita feita pelo rei da França.

    • A “ira”, ou melhor, disputa que a Inglaterra tem contra a França data desde a época medieval, na qual os reis ingleses acreditam que são donos da França e vice-versa. Sobre a lesão, não me lembro de ter lido que ninguém ficou machucado durante o Campo do Pano de Ouro, quando os dois reinos se encontraram; apenas uma luta física que houve entre Henrique e Francisco I onde Henrique foi derrotado, mas não se machucou :)

      • Assisti no History Channel um estudo sobre uma possível doença de Henrique, onde o segundo filho de todas as suas esposas morriam após o parto. Nesse mesmo programa cita que ele teria machucado a cabeça nesse episódio da vista do rei da França. Foi o único lugar onde vi isso, mas disse que à partir daí, ele teve alteração de comportamento. Apesar de confiar no History, não posso afirmar de que seja factível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s