Festival “Catarina de Aragão” será de 30 de Janeiro à 1 de Fevereiro

festival 2015

Todo ano a Catedral de Peterborough na Inglaterra comemora a vida de Catarina de Aragão, a primeira esposa de Henrique VIII, uma mulher de significativa importância histórica que foi sepultada na mesma Catedral em 1536. Sem durando três dias. Oficialmente, o festival começou no dia 29 de Janeiro com uma missa católica romana na Catedral de Peterborough, oferecida em reconhecimento à fé católica de Catarina de Aragão.

No dia 30, também haverá uma missa comemorativa na Catedral, e depois crianças de escolas locais visitarão a Catedral com roupas Tudor e de lá vão para o Museu. Lá, será feita uma encenação da última carta de Catarina a Henrique. A entrada é gratuíta. No mesmo dia, será feito um passeio histórico no interior da Catedral, com foco no período Tudor (o valor é de cinco libras por pessoa). A tarde, a historiadora Alison Weir dará uma palestra sobre o exílio de Catarina de Aragão e seus últimos anos (os ingressos saíram por onze libras).

No dia 31, todos terão a chance de conhecer personagens Tudor, lidar com armas e armaduras ou experimentar a comida do período (a entrada custa três libras e meia). Depois, haverá o mesmo passeio guiado do dia anterior e então um coral.

No dia 1 de Fevereiro, acontecerão os mesmos eventos do dia anterior e uma última caminhada a pé pelo centro histórico da cidade de Peterborough, com guias fantasiados, para explorar como a cidade era no tempo de Catarina (os ingressos serão cinco libras).

Anúncios

Um comentário sobre “Festival “Catarina de Aragão” será de 30 de Janeiro à 1 de Fevereiro

  1. A esposa de dois irmãos Tudor, de sangue real, descendente de muitos reis e rainhas. Foi amadíssima na Inglaterra. Nesta época de reconversões ao catolicismo na GB, parece estar sendo homenageada mais abertamente. E também tinha sangue Lancaster:”(…) sua bisavó, Catarina de Lancaster, de quem recebeu seu nome, e sua trisavó, Filipa de Lancaster, eram ambas filhas de João de Gant e netas de Eduardo III. Consequentemente, ela era prima em terceiro grau de seu futuro sogro, Henrique VII, e em quarto grau da sogra, Elisabeth de York” (Wikipédia).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s