O noivado de Eduardo VI e Elisabeth de Valois

Em 1550, Warwick, regente do jovem rei Eduardo VI, assinou um tratado de paz com a França, em que concordava com a retirada do exército inglês de Boulogne e da Escócia. Na prática, a Inglaterra não poderia mais suportar os custos da guerra, e Bolough, conquistada por Henrique VIII em 1544, foi então vendida para a França. Em maio de 1551, Warwick foi para uma viagem diplomática para a França, onde esperava reviver o noivado de Eduardo e Maria Stuart. Uma vez que a proposta era completamente irrealista, eles ficaram felizes em trocar Maria pela pequena Elisabeth de Valois.

Em julho de 1551, o francês Maréchal St. André visitou a corte inglesa para continuar as negociações de casamento entre o rei, de 14  anos e a princesa francesa Elisabeth, de 6 anos de idade, filha de Catarina de Médici. A pequena Elizabeth era definida pelos lordes da Câmara Privada como “uma dama de beleza, prudencia e inteligência singulares para sua idade”.

Miniatura de Elisabeth de Valois, por volta de 1549.Uma miniatura da princesa foi então levada para o rei Eduardo. O costume de trocar retratos na busca de uma negociação de casamento pode ser rastreada até o século XV, e miniaturas de retratos tinham sido utilizadas para este fim em pelo menos uma ocasião: no casamento de Henrique VIII e Ana de Cleves. Poucos meses depois, Eduardo enviou a sua noiva “um bom diamante”.

Já na França, a embaixada inglesa consistia entre o Marquês de Northampton, o Bispo de Ely, Sir Thomas Smith e outros. As instruções de como proceder nesta delicada tarefa foram confidenciados a eles e minuciosamente escritos: o Marquês deveria exigir da princesa Elisabeth um dote de 1,500,00 coroas; caso esta soma fosse considerada excessiva, o enviado era autorizado a diminuir 300,00 coroas, mas de nenhum modo poderia aceitar menos do que um milhão de coroas. Da sua parte, o rei Eduardo oferecia a Elisabeth uma renda anual.

As negociações, no entanto, foram paradas quando Eduardo VI adoeceu no fevereiro do ano seguinte, tendo vária recaídas e chegando a um estado desesperador em julho. A morte do rei teria como consequência a sucessão de sua meia-irmã católica, Maria I, que comprometeria a Reforma Inglesa e o Conselho de Eduardo. Para que isso não acontecesse, Jane Grey foi nomeada como sua sucessora.  Ele morreria aos 16 anos, em 6 de Julho de 1553.

Eduardo VI da Inglaterra, possivelmente por William Scrots, cerca de 1543.Elisabeth se casaria com Filipe II da Espanha, em 1559 – sua ex-esposa, a rainha Maria I da Inglaterra, tinha morrido no ano anterior, e apesar de ter mandado uma proposta de casamento para Elizabeth I, ela demorou muito para dar uma resposta e ele acabou aceitando a aliança com a família Valois. Filipe tinha 39 anos, e sua esposa 14. Ela ficaria grávida várias vezes – dois abortos de gêmas em 1564, um nascimento da Infanta Isabel em 1566, de Catherine Michelle em 1567 e mais um aborto em 1568, quando morreu, aos 23 anos, junto de sua filha recém-nascida. Após sua morte, Catarina de Médici ofereceu sua irmã, Margaret, para casar-se com Filipe. Apesar de ter pedido a mão da meia-irmã de sua ex-esposa, Elizabeth I, em casamento, Filipe recusou Margaret pois achava que era contra a Bíblia e Direito Canônico casar-se com a irmã de uma falecida esposa .

Bibliografia:
FREER, Martha Walker. “Elizabeth de Valois, Queen of Spain and the court of Philip II”. London: Hurst and Blackett, 1857.
Edward VI of England. Acesso em 7 de Janeiro de 2015.
Edward VI – The Renaissance Prince. Acesso em 7 de Janeiro de 2015.
A Picture from the French Queen for the French Queen. Acesso em 7 de Janeiro de 2015.
Elisabeth of Valois. Acesso em 7 de Janeiro de 2015.
Elizabeth of Valois, Queen of Spain (1545-68).  Acesso em 7 de Janeiro de 2015.

Anúncios

3 comentários sobre “O noivado de Eduardo VI e Elisabeth de Valois

    • Oi Iara! No lado esquerdo da página tem uma pequena janela onde está escrito “Seguir blog via email”. É só colocar seu e-mail lá e toda vez que eu postar alguma coisa nova você vai receber uma notificação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s