Sobre a petição para conseguir um perdão oficial para Ana Bolena

Ana Bolena ceraRecentemente, a historiadora Laura Collins criou uma petição online para que o Ministério da Justiça inglesa conceda a Ana Bolena um perdão real para os crimes pelos quais ela foi injustamente acusada. A petição requer que Ana seja enterrada na Abadia de Westminster ao lado de sua filha, Elizabeth, além de um funeral real como ela merecia. Isso se concretizará se 100 mil pessoas assinarem a petição (até o momento, pouco menos de 260 pessoas assinaram). A petição se encerra no dia 30 de Março e vêm causando muitos comentários positivos e negativos (mais negativos).

Aparentemente, a grande maioria das pessoas acreditam que “o caso de Ana Bolena deve ser deixado no passado, pois um perdão real ou funeral pródigo não vão mudar o fato de que ela foi decapitada. Além disso, Ana não é a única pessoa histórica que morreu por crimes que não cometeu, então aonde é que vamos parar? Não é como se ela estivesse enterrada em algum lugar debaixo da árvore: Ana está enterrada na Capela São Pedro ad Vincula, na Torre de Londres“.

Essa petição não é nova. Em 2005, um veterano de guerra de 85 anos chamado George Melville-Jackson queria exatamente a mesma coisa: que Ana fosse perdoada dos crimes de adultério, incesto e traição, das quais ela era “obviamente inocente” e que seu corpo fosse movido da Torre de Londres para a Abadia de Westminster. Ele morreu antes que pudesse ter sua petição aceita pelo Ministro da Justiça, mas sua ação ficou reconhecida entre os fãs de Ana Bolena. No entanto, mesmo que a petição alcance 100 mil assinaturas, é improvável que algo realmente aconteça: para que alguém consiga um perdão póstumo, é necessário ter novas evidências para que o caso seja novamente julgado, e bem sabemos que nenhuma evidência concreta que diga que Ana Bolena era inocente dos crimes pelos quais foi julgada apareceu nos últimos 500 anos.

Fontes: TV Wolf Hall, E Petitions,

Anúncios

10 comentários sobre “Sobre a petição para conseguir um perdão oficial para Ana Bolena

  1. Tinha que ser perdoada a 500 anos atrás antes de perder a cabeça , agora que já descansa em paz depois de passar por tanta coisa enquanto vivia….na minha opnião não mudaria nada fazer tudo isso agr…

  2. Não acho que ela tinha que ser perdoada, afinal, se for concedido um perdão, isso significará admitir que ela foi culpada das acusações de traição. Este parece não ser o caso. Ademais, qualquer ação não mudará a história, o que está feito, está feito.

  3. Concordo plenamente que não vai adiantar nada, é quase a mesma coisa que a canonização dos Romanov.

  4. Boullan, como sempre muito esperta! Eu pensei que não podia justamente por isso, por não residir no Reino Unido rsrs.

  5. Conseguir novas evidências é mesmo muito difícil, depende de historiadores estarem dispostos a estudar sobre isso e mesmo assim, pode-se não chegar a nada. O ideal seria conseguir o perdão oficial sem a exigência do traslado do corpo, uma vez que, acredito, ninguém tenha dúvida sobre sua inocência.

  6. acho que fazer isso agora não vai adiantar pois ela já morreu, mesmo que ganhasse o perdão não mudaria o fato de ter sido decapitada talzzz

  7. Dado o fato de que ainda existe uma família real no Reino Unido, acho que seria muito digno darem esse perdão à Ana.

  8. si van a hacer eso que lo hagan con otras esposas de henry, ana bolena no es la unica que merece estar en la abadia de wenstimister , catalina de aragon debe tener su tumba ahi y no como una princesa de gales , ella fue la que mas reino , gano una guerra para su esposo y que hay de catalina howard ? mientras los historiadores tratan de limpiar la imagen de ana la de catalina sigue manchada , ella fue una reina como las otras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s