Henrique VIII é eleito como pior monarca da História

wolf halMais de 60 escritores foram submetidos a um questionário pela Historical Writers Association (HWA), e Henrique VIII teve 20% dos votos como sendo o pior monarca, tendo sido criticado por ter cometido um ampla gama de crimes: ser obsessivo, sifilítico, auto-indulgente, assassino de esposa e tirânico.

Robert Wilton, autor de “The Spider of Saravejo”, chamou o rei Tudor de “um homem infantil e bruto, deliberadamente caprichoso e perigoso a todos ao seu redor, incluindo o país”. Sobre o seu psicológico, Wilton adicionou que Henrique “quase não conseguiu sair da infância, muito menos da adolescência, e governou com pouco mais do que uma política petulante de auto-satisfação”.

Eduardo VIII foi nomeado como segundo pior, com 14% dos votos; João I e Chales I ficaram em terceiro, com 8%. No outro extremo da escala, Elizabeth I ficou com 36% dos votos como melhor monarca da História, sendo a atual rainha, Elizabeth II, recebido apenas um voto. Alexandre, o Grande, ficou em segundo lugar com 10% dos votos, e Henrique II em terceiro lugar, com 6%.

Elogios para Elizabeth I vieram de muitas partes: a autora best-seller Elizabeth Buchan disse que a rainha “segurou este país junto em um momento em que facções religiosas poderiam ter rasgado-o ao meio. Isso poderia ter sido fácil para um rei, mas para uma mulher naquele período, era sem precedentes”. Jenny Barden, autora da “The Lost Duchess” disse que Elizabeth “sintetizou o espírito do que hoje nós identificamos como essencialmente inglês”.

Fonte: The Guardian

Anúncios

2 comentários sobre “Henrique VIII é eleito como pior monarca da História

  1. nessas horas ele deve estar se contorcendo de raiva debaixo da terra, só de saber que a sua filha, bastarda, filha da mulher que ele decapitou por capricho, foi a melhor monarca de todos os tempos. Até saiu uma lágrima aqui de emoção. Ia ser mais feliz se descobrissem que ela não era filha dele, assim pelo menos a Ana ia ser julgada justamente e o título de melhor monarca não seria de um Tudor. #chupahenrique!#

  2. Henrique VIII foi uma péssima pessoa, porém a pior fase de sua vida foi após o combate amistoso com o Rei da França que lhe causou uma pancada na cabeça. Depois disso, cometeu os maiores crimes, porém a seu favor foi que estabeleceu as bases da marinha inglesa (roubando os navios de um rico empresário) e deu início ao poderio do futuro império britânico. Não sei se foi o pior, pois existiram muitos líderes egocêntricos e paranoicos, como Ivan, o Terrível da Rússia ou Robespierre (apesar deste não ter sido rei). Quanto à Elisabeth, teve todas as condições adversas sobre seu reinado, mas que a transformou na maior líder de todos os tempos. Mulher admirável em todos os sentidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s