Um ‘novo’ retrato de Ana Bolena estará em exposição

Blickling-PortraitNos meses de setembro e outubro em Norfolk, no Castelo de Blicking Hall, acontecerá uma exposição única. O retrato de uma adolescente que transmite um ar misterioso com a inscrição de “Ana Bolena” aos 14 anos, pintado em óleo sobre o que parece ser um painel de carvalho, é o que acredita-se ser um novo retrato de Ana Bolena.

Eric Ives, um historiador britânico e especialista no período Tudor considerava que Ana saiu da corte de Margareth da Áustria em 1514. Ela teria voltado para a Inglaterra a fim de acompanhar Maria Tudor, a filha de Henrique VII, em sua viajem de casamento na França no final daquele ano. Parece plausível que Sir Thomas Bolena pudesse ter permitido que George Bolena viajasse para Norfolk para escoltar sua irmã Ana de volta para a segurança do Castelo de Hever. Assim, esse seu retrato poderia ser um registro desse momento histórico.

Apesar dessas informações expostas no site “The Red Dot Gallery“, é possível fazer pelo menos uma afirmação óbvia que mostra que esse retrato foi feito postumamente: o capelo. Como uma comparação feita ao lado do retrato de Maria Tudor em 1515, e embaixo o de (possivelmente) Catarina Howard, feito em 1539/1540, note que o capelo deste novo retrato é muito mais parecido com as décadas posteriores que Ana viveu do que as primeiras versões do capelo francês.

capelo

foto 2Já nessa outra fotografia postada pela “Lisby” no Flickr nos mostra uma visão um pouco mais clara do retrato. Essa imagem foi compartilhada por ela em março desse ano, ou seja, não é um retrato inédito. Nessa publicação, questiona-se se podemos estar diante de apenas mais uma versão de um retrato de Ana Bolena; ou se é uma pintura feita por cima de alguém completamente diferente.

Como observaram alguns fansites, em 1515 Thomas Bolena ainda não era rico o suficiente para pagar por essas pedras gigantes que a suposta Ana está usando nesse retrato – essa jovem está usando o capelo de uma rainha, e não de uma jovem filha de uma família em ascensão. Além disso, a pintura não parece ser legitimamente do século 16.

Outra possibilidade desse retrato é que ele tenha sido feito em 1522, o ano em que Ana fez sua estréia na corte inglesa. Mas isso também não justificaria o fato dela estar usando um capelo que só seria usado décadas depois.

Anúncios

Um comentário sobre “Um ‘novo’ retrato de Ana Bolena estará em exposição

  1. historiadores ingleses querem exaltar Ana Bolena de qualquer jeito,ela era feia sim,esses retratos foram pintados pra mostrá-la bonita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s