Por que as roupas usadas na série The Tudors não são historicamente corretas?

Ana Bolena (Anna Netrebko) e Jane Seymour (Ekatrina Gubenova) na peça de Donizetti.

Michael Hirst, criador da série, disse que durante sua pesquisa esteve sempre à procura de cenas históricas que parecessem contemporâneas, embora as pessoas ainda estivessem usando trajes históricos. Para ele, não era necessário que os atores usassem roupas elaboradamente históricas, como os atores da Royal Shakespeare Company: era necessário apenas que eles soassem reais para o público.

Para Joan Bergin, desenhar os figurinos da série The Tudors era mais do que uma questão de pesquisar as roupas do século 16. Eles precisavam ser reinterpretados.

“O pensamento por trás dos trajes era de apresentar [uma era] Tudor desconstruída onde as roupas não seriam puristas e estranhas para um público contemporâneo.”

Ela continua dizendo que queria que as roupas parecessem “sexy” e “magníficas”, e não estranhas. Isso resultou em tirar alguns acessórios Tudor e adicionar toques que o público relacionasse com modernidade.

Bergin, parte da equipe de Design da série, disse que Henrique “era uma estrela do rock de seu tempo”, de modo que ela fez seus figurinos com muito couro e tecidos “quase modernos”, com roupas apertadas ao corpo para acentuar seu físico. “Ele era o Mick Jagger de sua época”, disse a figurinista.

Tendo um orçamento de £2.5 milhões para as quatro temporadas da série, Bergin estima ter criado cerca de dois mil trajes. Embora fosse um bom orçamento, não era o suficiente e então roupas de várias séries foram reutilizadas e refeitas para serem usadas. A figurinista disse que até criou um termo (“Tudorise”) para descrever quando era necessário ajustar , recosturar ou adicionar algo a uma roupa para que se adequasse à cena.

A série, no entanto, tornou-se um hit mundial devido à sua realidade em retratar homens e mulheres históricos como seres humanos, e não apenas fielmente católicos ou protestantes, humanizando-os, ao contrário de outras séries que os colocam em perspectivas de preto ou branco. Curiosamente, no entanto, a maioria dos trajes mostrados na série são do período elisabetano (1558-1603) e não ao período mostrado na série (por volta de 1510-1547). Caso a série fosse do período elisabetano, é provável que fosse 90% correta, mas uma vez que não é, a série usou de roupas elisabetanas italianas, francesas e da renascença. Ao olhar para as fotos, é interessante comparar o quanto o programa estava sendo leal ao período de tempo em contrastes com as modas da época, sendo possível diver onde a estilista inovou com seus novos designs.

Natalie Dormer/Rascunho de Hans HolbeinA cintura “V” deste vestido usado por Ana Bolena, por exemplo, provavelmente não era usada no período retratado na série, e sim por volta de 1550 e no início do reinado de Elizabeth. O decote quadrado, no entanto, é quase preciso comparado com o que os vestidos teriam na década de 1520-1530, embora as mangas não o fossem: é pouco provável que uma mulher nobre ou real usassem mangas tão simples e sem um adereço de pele ou acessórios destacáveis. É conhecido através de pinturas que peles e mangas longas eram usadas não só na corte da Inglaterra, mas também da França e às vezes Espanha, como se pode ver neste rascunho feito por Hans Holbein por volta de 1526-1535.

Para fazer a série ainda mais compreensiva para um público moderno, nenhum dos atores usaram codpieces. Os produtores decidiram por unanimidade retirá-los dos figurinos.  Considerou-e que a presença deles poderiam vir a ser uma distração enorme e impedissem que os telespectadores acompanhassem o enredo. “Se os codpiece fossem incluídos, os telespectadores nunca iriam olhar o rosto dos atores”, disse Bergin. O codpiece, que se tornou popular no final do século XV, era uma espécie de pochete peniana. A peça erea fechada com barbantes e/ou botões, e tornou-se moda por uma questão prática: era usado principalmente como proteção, uma vez que espadas, punhais e bolsas pesadas podiam inadvertidamente bater no pênis e testículos.

Desde sua exibição até hoje a série causa um grande debate entre a relação da história e do entretenimento – se o risco de transmitir informações imprecisas é superada pela chance dos jovens se interessarem pelo período. Para Hirst, um dos efeitos de The Tudors foi de conduzir as pessoas de volta para os livros de história com um interesse renovado, atraindo aqueles que inicialmente não tinham nenhum interesse no assunto.

De acordo com Michael Hirst, a série funcionou porque era um entretenimento histórico das massas. As pessoas comuns, ou seja, o público alvo de The Tudors, sempre lembra da história simplificada, e não as nuances psicanalíticas e acadêmicas. Embora ele diz não ter nenhuma objeção a informações históricas precisas ou até mesmo as ocasionais séries historicamente corretas, a televisão ainda é televisão, e as pessoas desfrutam a atraente fuga de uma histórica de ficção.

“A showtime me contratou para escrever um entretenimento, uma novela, e não história.”

Bibliografia:
Re-used Costumes on “The Tudors”This is a featured page. Acesso em 07 de Julho de 2014.
COSTUMES of the Tudors. Acesso em 07 de Julho de 2014.
The Tudors Costumes : Women’s DressThis is a featured page. Acesso em 07 de Julho de 2014.
The Tudors: This time it’s political. Acesso em 07 de Julho de 2014.
Historical INACCURACIES of the Tudors. Acesso em 07 de Julho de 2014.

Anúncios

6 comentários sobre “Por que as roupas usadas na série The Tudors não são historicamente corretas?

  1. Amo seu blog, vc poderia fazer um post ressaltando as diferenças no que é histórico e no que é ficção infundada nessa série (que btw, eu amo tb), que tal?

  2. Estou assistindo a série “Isabel, rainha de Castela” e os erros históricos são pouquíssimos. Estou gostando mt!!!

    • Acho que foi porque a série foi produzida pra passar na internet, então assim, não acho que eles sabiam que fariam tanto sucesso e por isso não usaram de tantos erros históricos, e as roupinhas são até bem legais. Assista Carlos V, é a continuação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s