1540: O ano em que Henrique VIII começou a fazer regime

Henrique VIII em 1535-40, por artista desconhecido.

Vendo os retratos e adaptações televisivas de Henrique VIII, acredito que sempre fica a impressão de que ele começou a engordar rapidamente, comendo grandes quantidades de carne e doce, sem nunca parar para se importar ou tentar mudar sua situação. Mas a verdade é que ele tentou, pelo menos uma vez: inspirado pela sua paixão pela jovem Catarina Howard, em Dezembro de 1540 o rei Henrique começou a fazer um regime especial.

Até aquele momento, a saúde do rei estava dando sérios motivos para preocupação. Ele tinha sido um homem maravilhosamente saudável até um acidente de justa que aconteceu em 1524. No final da década de 1520, Henrique passou a sofrer de ulcerações nas pernas. Houve um outro acidente, também a cavalo, em 1536, quando Henrique tinha 44 anos. As veias inflamadas começaram a entupir, e começou um inchaço doloroso na parte inferior das pernas, provocando acessos de febre e raiva e frustração. O peso do rei, sempre em expansão, apenas ajudavam a piorar a situação de suas pernas.

Muitos historiadores acreditam que seu aumento de peso também foi o resultado de uma diabetes. Todos osdias, Henrique desfrutava de 13 pratos constituídos principalmente por carnes, coelhos, pavões e cisnes. Ele também bebia por volta de 33 litros de cerveja por semana – vale lembrar que a água na época não era potável, e todos bebiam vinho ou cerveja. Tudo isso dava em média 5 mil calorias por dia ao rei.

Chamado pelo embaixador francês de uma “nova regra de vida”, o novo casamento em 1541 pareceu ter reanimado o entusiasmo do rei pela vida e a disposição para ouvir os conselhos dos seus médicos, que lhe diziam para limitar os excessos alimentares e para controlar o peso crescente.

“[Henrique] Acorda entre as cinco e as seis, ouve a missa pelas sete e depois caça até à hora de almoçar, que é às dez da manhã. Diz que se sente muito melhor deste modo no campo do que quando passava todo o Inverno nas suas casas dentro das portas de Londres”.

Como Henrique estava inativo há algum tempo, essa mudança em sua rotina provocou uma sensível melhora no humor do rei.  Henrique levou sua nova rainha em um passeio pelos condados de Surrey, Berkshire, Buckinghamshire e Oxfordshire, sempre caçando, festejando, dançando e cantando. Henrique VIII sendo carregadoInfelizmente, suas nova “regra de vida” durou menos de um ano. Em Setembro de 1541, enquanto caminhava para o Sul de Londres, o rei contraiu malária e as úlceras da perna voltaram, obrigando-o a voltar para a cama. Ele passou então a só caminhar com a ajuda de um bordão, e nunca mais tentou emagrecer. Posteriormente, Henrique tornou-se tão gordo e doente que seus servos tinham que carregá-lo em uma cadeira. Alguns médicos hoje acreditam que o rosto inchado de Henrique era causado não só pela gordura, mas também por escorbuto: uma doença causada por pessoas que não tem quantidade suficiente de vitamina C em sua dieta. Acredita-se que, no final de sua vida, Henrique pesava por volta de 145kg.

Bibliografia:
HUTCHINSON, Robert. ‘Os últimos dias de Henrique VIII’. Tradução de Gonçalo Praça. Portugal: Casa das Letras, 2010.
FRASER, Antonia. As Seis Mulheres de Henrique VIII. Tradução de Luiz Carlos Do Nascimento E Silva. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
BECCIA, Carlyn. Henry VIII was so fat that he has to be carried by his servants. Acesso em 08 de Abril de 2015.
WHITE, Frances. How fat did Henry VIII get?. Acesso em 2 de Fevereiro de 2016.

Anúncios

Um comentário sobre “1540: O ano em que Henrique VIII começou a fazer regime

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s