Novo documentário sobre Henrique VIII e suas seis esposas estréia hoje no Reino Unido

novo

Em 2001, um documentário chamado The Six Wives of Henry VIII foi exibido no Channel 4, escrito e apresentado pelo historiador David Starkey. 15 anos depois, estréia um documentário do mesmo nome, mas no Channel 5 e apresentado pelos historiadores Dan Jones e Suzannah Lipscomb. Os diálogos informativos de Jones e Suzannah seram entrecortados com sequências de filmagens (assim como no antigo documentário de Starkey), trazendo uma narrativa factual junto de uma fictícia.

“Eu acredito que é muito fácil de caricaturar Henrique. O Henrique que conhecemos – ou melhor, pensamos que conhecemos – é um tirano inchado e gorduroso, sanguinário. As pinturas e registro que vemos o apresentam como um monstro. Mas é muito fácil esquecer que está não foi realmente a história para a maior parte de sua vida. Henrique VIII era um justo, alto e arrojado príncipe renascentista. Então eu espero que a série lance alguma luz sobre o Henrique menos conhecido”, disse o jovem historiador, formado na mesma Universidade que Starkey.

Como as seis esposas de Henrique serão apresentadas.

Como as seis esposas de Henrique serão apresentadas.

Suzannah, que escreveu livros best-seller sobre os Plantagenetas, a Guerra das Rosas e os Tudor, espera que, ao contar a história de Henrique VIII através dos olhos de suas esposas, o público possa encontrar uma nova versão dessa história.

“Você pode descobrir muito sobre Henrique VIII através de suas esposas, a maneira como ele as tratava ou terminava seus casamentos. Por exemplo, os livros de história tem feito um desserviço especial para Ana de Cleves. A quarta esposa de Henrique é lembrada como um cavalo velho e deselegante (…). Quando, na verdade, foi Ana que achou Henrique repulsivo, e não o contrário”.

Fonte: The Telegraph

Anúncios

11 comentários sobre “Novo documentário sobre Henrique VIII e suas seis esposas estréia hoje no Reino Unido

    • Não me lembro se tem algum registro confiável, mas se não me falha a memória ela era loura. O que é engraçado porque quase segue a ordem das seis esposas: loura (Aragão) , morena (Bolena); loura (jane); loura (cleves); morena (howard) e loura (parr).

      • hahahaha se mais uma fosse morena – ela era alemã então comumente seria loira, mas não lembro onde li que ela teria os cabelos negros, se eu me lembrar do link postarei

        • Então, inventaram umas histórias depois, que ela era morena mas usava peruca loura. Isso foi mostrado em vários filmes – o mesmo tipo que mostra Ana com seis dedos.

  1. Mas ele mais parece fortinho que gordinho. Haha Qualquer versão que não seja a hollywoodiana do JRM tá ótima, na minha opinião uahajahah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s