Ana de Cleves queria se casar novamente com Henrique VIII após o divórcio?

209

Na ficção, tanto nas adaptações televisivas quanto nos romances Ana de Cleves é retratada como uma mulher rica, feliz e solteira após o divórcio com Henrique VIII. Mas uma faceta dessa rainha que não é muito comentada é que, após a separação, Ana ainda tinha esperanças de se casar novamente com o rei. Ela tinha mudado: sem sofrer pressões dentro e fora da corte, Ana passou a beber e comer mais, a gostar de dança e música, além de falar o inglês muito melhor do que antes.

Sendo retratada sempre como uma mulher bondosa e paciente quando foi substituída por Catarina Howard, o fato é que Ana ficou muito feliz com a queda e execução de Catarina. As próprias damas de Ana confirmavam seus pensamentos: “O quê! Será que Deus está trabalhando para fazer de lady Ana de Cleves rainha outra vez?”, disse uma delas. O senso comum era que era “impossível que uma rainha tão boa quanto lady Ana fosse tão desprezada assim”. Ana também era elogiada pelo embaixador francês, pois ela tinha tido uma “rara” paciência em uma difícil situação e nunca disse uma só palavra “pela qual se pudesse supor que estivesse contrariada”.

O apoio que Ana tinha não era apenas na Inglaterra. O embaixador inglês em Paris enviou a Henrique VIII uma publicação anônima francesa que condenava as medidas impostas a Ana de Cleves. O folhetim tinha sido escrito por John de Luxemburgo, Abade de Ivry, provavelmente visando provocar problemas entre a Inglaterra e os alemães protestantes. Apesar disso, um enviado do ducado de Cleves também persistia em levantar a questão de uma reconciliação entre o rei e a ex-rainha.

O Arcebispo Cranmer achava estranho que Ana quisesse ser aceita de volta, pois assim perturbaria a sucessão – por causa do contrato prévio de Ana de Cleves com o Duque de Lorena e a dissolução do casamento com o rei, qualquer filho que eles tivessem caso se casassem novamente seria considerado ilegítimo. O próprio rei falou publicamente sobre os rumores: a sua “irmã” não seria recolocada na cama real, pois “o que foi feito teve por base um grave motivo, independente do que o mundo alegasse” – ou seja, o divórcio de Ana e Henrique aconteceu por causa da consciência do rei, e não porque ele estava apaixonado por outra mulher.

Ana de Cleves não se casou novamente, nem com o rei e nem com qualquer outro homem. Se essa era ou não a vontade Ana, o fato é que ela teve grande prazer em ver a morte de sua sucessora, e ficou desgostosa quando soube que o rei se casaria com Catarina Parr. Conta-se que ela teria reagido à notícia do sexto casamento do rei com a observação: “A Senhora Parr está tomando um grande fardo para si mesma”; e que exclamou que Parr “estava longe de ser tão bonita quanto ela”. Ainda há quem escreva que Ana de Cleves se sentiu tão humilhada com o novo casamento do rei com Parr que precisou de tratamento médico para melancolia.

Bibliografia:
BILYEAU, Nancy. “Seven Surprising Facts About Anne of Cleves“.
FRASER, Antonia. As Seis Mulheres de Henrique VIII. Tradução de Luiz Carlos Do Nascimento E Silva. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
Weir, Aliso. The Six Wives of Henry VIII .United Kingdom: Vintage, 2007.

Anúncios

7 comentários sobre “Ana de Cleves queria se casar novamente com Henrique VIII após o divórcio?

    • É possível. Mas também existem pessoas que comentam que foi negociado que ela também não se casaria com ninguém na o Inglaterra e nem voltaria para a Alemanha; também já li que ninguém casaria com uma mulher que tecnicamente já tinha sido esposa do rei.

      • Sei lá gente, ele era rei :/ E ela não tinha família da Inglaterra, e tinha viajado da Alemanha para lá só para se casar com ele. Ter sido colocada de lado foi pura humilhação.

          • Ah, mas acho meio complicado vermos isso “agora”. Ele era rei, poderosíssimo, relativamente romântico e “só” tinha se casado quatro vezes. Era comum na época :/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s