Retrato da Armada de Elizabeth I é comprado dos descendentes de Sir Frances Drake e agora pertence à Grã-Bretanha

armada

Um dos mais famosos retratos da História britânica, mostrando uma elegante e triunfante Elizabeth I, após a derrota da Armada Espanhola, foi comprado para a Grã-Bretanha depois de uma longa campanha de angariação de fundos a nível nacional.

A Heritage Lottefy Found, que doou 7 milhões de libras, usando o dinheiro de jogadores da loteria, foi a peça final da campanha que queria levantar 10,3 milhões de libras para comprar o retrato, conhecido da Armada, que pertencia aos descendentes de Sir Frances Drake e ficava em sua coleção privada.

O retrato irá primeiro para a coleção nacional dos museus reais de Greenwich – Royal Museums Greenwich (RMG), e depois irá para a Queen’s House, que será inaugurada em Outubro desse ano depois de uma grande restauração. Uma das imagens mais conhecidas da História britânica, Sir Peter Luff, presidente da Heritage Lottery Fund, doisse que é uma “magnífica obra da nossa herança nacional”,

“um ícone histórico convincente, ilustrando o conflito decisivo, inspirando a liderança feminina, potência marítima e o surgimento da idade de ouro elisabetana. Esta imagem têm moldado a nossa compreensão da Gloriana, a Rainha Virgem, por mais de 400 aos, e estou muito contente que agora ela terá um lar apropriado e permanente em Greenwich”.

Pintado por um artista desconhecido por volta de 1590, homenageou um dos mais famosos conflitos da história britânica: a frustrada invasão da Inglaterra pela Armada Espanhola, a superpotência européia do século XVI. Atrás de Elizabeth, como se oculto por cortinas, é possível ver a frota inglesa se preparando para a batalha e a espanhola derrotada e naufragada.

Existem diversas cópias do retrato da Armada, e este especificamente pertencia a Francis Drake, um dos principais membros da corte de Elizabeth e era um dos que estavam no comando da Armada. Pelo menos desde 1775, o retrato esteve na posse de seus descendentes e, embora tenha sido emprestado regularmente para exposiçõe,s durante muito tempo o quadro esteve pendurado em uma lareira da casa de campo Shardeloes, construída em Buckinghamshire no final do século 18 por William Drake.

Fonte: The Guardian

 

Anúncios

Um comentário sobre “Retrato da Armada de Elizabeth I é comprado dos descendentes de Sir Frances Drake e agora pertence à Grã-Bretanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s