Philippa Gregory se diz decepcionada com as falhas na adaptação do filme “A Outra”

gregory

Depois de ter ficado decepcionada com a adaptação de seu romance “A Irmã de Ana Bolena” para o filme de mais 70 milhões de libras “A Outra”, de 2008 e estrelado por Natalie Portman e Scarlett Johansson, Philippa Gregory pretende agora estipular em todos os futuros contratos com estúdios de cinema que as adaptações cinematográficas de seus livros “não alterem a história”.

Falando para o público no Festival do Livro de Edimburgo em 15 agosto, ela disse que teve diversos problemas para “acertar o romance” e que ficou furiosa com as alterações feitas para o filme. As imprecisões históricas do filme foram destacadas diversas vezes durante a sua estréia, no entanto, o próprio livro de Philipa Gregory sugere que Ana pediu a seu irmão para ajudá-la a engravidar – enquanto o filme mostra Ana Bolena grávida depois de ser estuprada pelo rei.

filmeCriticando a adaptação de seu best-seller, ela disse:

“Deixe-me assegurar-lhe que, quando os produtores colocaram £ 72 milhões em sua produção, eles não vão parar se eu disser: “Aquele capelo não está certo”. Eles vão te dizer “obrigada querida, tome outra taça de champagne”. Uma vez que você está em uma grande, grande, massiva e cara produção como essa, a sua importância e interesse diminui provavelmente de forma proporcional. Então, eu estava 72 milhões de vezes menos importante do que era no início de tudo isso”.

No entanto, em uma entrevista de 2008 para o site Vulture, logo após o lançamento do filme, Gregory afirmou que era um ‘consultora no filme’ e que se dava ‘muito, muito bem com Peter Morgan. Conversamos por todo o caminho da adaptação, especialmente sobre a língua – o que as pessoas diriam e não diriam – e sobre o que teria sido possível e, provável, na sociedade Tudor”. A autora ainda chegou a afirmar que seu livro de ficção sobre Maria Bolena era “a coisa mais próxima de uma biografia de Maria Bolena atualmente”. A autora se contradiz ainda mais se compararmos um artigo que ela mesma escreveu para o jornal The Telehraph, em que ela disse que

“A minha versão da história de Maria Bolena é a minha releitura de uma vida que eu comecei a descobrir na Biblioteca de Londres, há nove anos. Por isso, não me perturbo minimamente que o filme não seja uma transição fiel do romance. O diálogo do romance não se tornará o roteiro do filme, a narrativa não se tornará a história. Esse filme, como qualquer outro, deve ser um trabalho que está sozinho, em seu próprio direito”.

Com 62 anos, a autora diz agora que pensará duas vezes antes de vender seus direitos de adaptação no futuro.

“O que eu faço agora, é especificar no contrato que eles não poderão alterar a história porque me aflige tanto quando eu estou tentando defender a história no filme, quando eu já tive tantos problemas pra defender a história no livro”.

Estrelado por grandes atrizes e atores de Hollywood, “A Outra” recebeu mais de 58 milhões, mais do que o dobro do seu orçamento de 27 milhões de libras. Após o lançamento da produção, o roteirista Peter Morgan disse que usou o romance de Gregory como uma forma de ‘orientar’ o seu script. Isso significa que muitos elementos do livro foram eliminados, diminuídos ou alterados – como a cena em que Ana ‘rouba’ o filho de Maria para surpreender o rei, que foi filmada mas deletada na edição final; e mostrando Maria adotando Elizabeth no final da trama. Além disso, Elizabeth Bolena, mãe das irmãs, é quase o oposto do que retratado no livro.

Fontes: Vulture, The Telegraph, Daily Mail.

 

5 comentários sobre “Philippa Gregory se diz decepcionada com as falhas na adaptação do filme “A Outra”

      • E além dos direitos tb vendeu mto mais livros. Eu, por exemplo, comprei todos os livros da série dps de ver o filme.

  1. Como o livro não conta a história da vida de Ana Bolena chegando a ser uma grande blasfêmia, acho até que o filme conseguiu ser menos pior.
    Não tolero essa escritora!!

  2. É uma pena, mas filmes são apenas para nos incitar a estudar história, pois em 90% dos casos são totalmente imprecisos.

Deixe um comentário

