“Six Wives with Lucy Worsley” nova série da BBC estréia com opiniões adversas

lucy

No dia 7 de Dezembro estreou o primeiro dos três episódios da mais nova série sobre as seis esposas de Henrique VIII: “Six Wives with Lucy Worsley”, pelo canal BBC1. Divulgado pela BBC como uma ‘abordagem ambiciosa e inovadora para drama e história’, a série é escrita por Chloe Moss, com comentários contemporâneos da historiadora Lucy. No primeiro episódio, Lucy descreve a paixão do precoce jovem Henrique VIII e sua primeira esposa, Catarina de Aragão, seguindo as suas lutas físicas e emocionais para dar a Henrique o herdeiro que ele tanto necessita para continuar sua dinastia. A historiadora chega a ir para Roma, para ler as cartas de amor que Henrique escreveu para Ana Bolena.

A atriz Paola Bontempi interpreta Catarina de Aragão.

A atriz Paola Bontempi interpreta Catarina de Aragão.

A série, no entanto, recebeu diversas críticas. Joel Golby, escrevendo para o The Guardian, criticou o fato de que o documentário é feito com atores representando os personagens históricos – o que, se pararmos para pensar, é o que aconteceu com praticamente todos os documentários feitos com Henrique VIII e suas seis esposas – mas diferentemente dos outros, Lucy está junto dos atores, vestida como uma simples dama. O artigo de Joel continua com diversas críticas à emoção dada a série, assim como a ‘atuação’ de Lucy.

Antes de estrear, a série já tinha sido alvo da mídia por ter sido a primeira equipe de televisão proibida de filmar no Vaticano: de acordo com o site Telegraph, em Novembro, foi divulgado que o Vaticano se recusou a deixar a BBC gravar a leitura de uma carta de Henrique VIII onde ele fazia alusão a beijar os seios de Ana Bolena. Outras cartas, no entanto, foram  filmadas e farão parte da série.

Uma crítica mais elogiosa foi escrita por Gerard O’Donovan, que contou que desta vez, Catarina não é retratada como uma mulher excessivamente religiosa, mas sim uma rainha firma e popular, uma mulher de grande ambição. Ele também comentou que alguns dos diálogos cortês nas dramatizações beirava o cômico, no entanto, foi possível ver Catarina e Ana Bolena como personalidades fortes e poderosas em seu próprio direito, sem nunca perder de vista as complexidades da Igreja, do Estado e da política Tudor.

Claire Cooper interpreta Ana Bolena.

Claire Cooper interpreta Ana Bolena.

Como observado por Lucy Bannerman, a série também resiste ás interpretações recentes de que Ana Bolena era vítima, mártir total derrubada por políticos, e que não era uma bruxa. Já Lucy Worsley declarou:

“Eu acho que cada geração têm que descobrir as esposas de Henrique VIII por si mesmos. Porque os casamentos de Henrique eram mais do que uma série de histórias de amor; cada um deles tiveram repercussões políticas maciças, que de muitas maneiras nos transformaram no país que somos hoje. Pessoalmente, eu sempre fui mais interessada nas mulheres do que em Henrique, e nesta série nós tentamos olhar para os acontecimentos de sua perspectiva. Já é o tempo delas contarem suas próprias histórias”.

Atrizes que interpretam as seis esposas na série: Paola Bontempi (39 anos, espanhola), Claire Cooper (36 anos), Elly Condron, Rebecca Dyson Smith (alemã), Lauren McQueen (20 anos) e Alice Patten (36 anos):
15401155_1183036351777970_5964650289337374254_n

Anúncios

9 comentários sobre ““Six Wives with Lucy Worsley” nova série da BBC estréia com opiniões adversas

    • Sim. Mas teoricamente ela teria que ter olhos escuros também (são verdes, mas não dá pra perceber pela foto). O cabelo de Catarina de Aragão também deveria ser ruiva e ELA é que deveria ter olhos claros, mas enfim…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s